O momento é de união e esforços conjuntos para preservarmos a saúde de todos. Aconselhamos que deslocamentos só sejam realizados quando forem extremamente indispensáveis. Se você precisa ir, vá em segurança. Conheça nossas iniciativas:
DICAS DE PREVENÇÃO
O que é?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Transmissão:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, mesmo as assintomáticas, por contato próximo, por meio de toque ou aperto de mãos; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador; dentre outros.
Como prevenir:
• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;
• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa;
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar;
• Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
• Utilize máscaras, caseiras ou artesanais feitas de tecido, em situações que tenha que sair de sua residência.
Sintomas:
Os principais sintomas identificados até o momento são febre acompanhada de tosse, geralmente seca, ou dor de garganta ou dificuldade respiratória; também podem ser sintomas: cansaço; dores no corpo e de cabeça. Em caso de suspeita, procure a unidade básica de saúde mais próxima.
Referências:
http://www.saude.df.gov.br/coronavirus/
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico
https://igesdf.org.br/coronavirus/
Foi elaborado um Plano Estratégico para retomada das atividades, onde consta uma operacionalização para que o Na Hora possa retomar suas atividades gradualmente, garantindo segurança ao cidadão e aos seus colaboradores. Dentre as medidas previstas no referido plano estão:
• A orientação de que o cidadão busque os serviços de atendimento presencial no Na Hora somente em casos de urgência;
• Obrigatoriedade do uso de máscaras dentro das unidades, conforme Decreto nº 40.648 e Lei Distrital nº 6.559, ambos de 23 de abril de 2020;
• Não será permitida a entrada de acompanhantes, salvo em hipóteses de extrema necessidade;
• Utilização de termômetro infravermelho de testa na entrada da unidade para realizar a checagem de temperatura dos usuários, servidores e colaboradores;
• Reforço na quantidade de dispensers de álcool gel distribuídos nas unidades;
• Divulgação nas unidades de orientações de saúde, incentivando a observação de práticas simples para prevenir a Covid-19;
• Reorganização do layout interno das unidades, para que a distância mínima seja respeitada, tanto nos locais de atendimento quando na sala de espera;
• Sinalização de demarcação no chão, para que os cidadãos possam manter o distanciamento seguro uns dos outros e dos atendentes;
• Controle do número de pessoas dentro das unidades, somente permitindo que permaneçam internamente se tiver espaço para atendimento imediato no órgão buscado e/ou na sala de espera;
• Aumento da divulgação dos serviços digitais e orientação dos usuários para que façam os serviços por esses meios, quando possível, com a distribuição de folhetos explicativos;
• Reforço na limpeza diária das unidades, em especial a limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como bancadas, pias, mesas, maçanetas de portas, assentos de espera, dentre outros;
• Instalação de placas de acrílico nas mesas de atendimento, servindo como barreira de proteção entre o cidadão e o atendente;
• Expansão do agendamento online para atendimento nas unidades. Por sua vez, os órgãos que já possuem essa ferramenta só atenderão pessoas previamente agendadas, sendo vedada a possibilidade de encaixes;
• As unidades que possuem postos de conveniência do BRB só irão disponibilizar esse serviço de forma interna, ou seja, vão ficar restritos aos pagamentos de boletos/documentos vinculados aos serviços disponibilizados pelos órgãos parceiros dentro das unidades;
• Serão distribuídas máscaras de proteção facial para todos os servidores;
• Servidores com idade superior a 60 anos ou que façam parte do grupo de risco estabelecido pelos órgãos de saúde não trabalharão presencialmente nas unidades, até recomendação que autorize;
• Orientação para que os servidores reforcem os cuidados de prevenção em casa e no transporte até o trabalho;
• Elaboração de medidas para que se possa cuidar da saúde mental dos colaboradores nesse momento de pandemia;
• Organização dos servidores em escala de revezamento para realizar o atendimento ao público.
O horário de funcionamento especial, nesse período de pandemia, será de segunda a sexta-feira e dividido de acordo com seus locais de atendimento:
• As unidades de Brazlândia, Rodoviária, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia funcionarão das 08:00 às 18:00;
• As unidades do Gama e Riacho Fundo funcionarão das 10:00 às 19:00*;
• A unidade de Pericias funcionará das 07:30 às 19:00.
Obs: Não haverá atendimento aos sábados; após o primeiro mês de funcionamento, será analisada e verificada a possibilidade de ampliação dos horários de atendimento e o retorno gradativo à normalidade operacional.
O encerramento de emissão de senhas se dará 30 minutos antes do fechamento estipulado da unidade para garantir o atendimento a todas as senhas emitidas.
* Horário de atendimento presencial da CEB na unidade GAMA, será das 11hs às 17hs.
Superintendência Regional do Trabalho no DF
Secretaria de Economia do Distrito Federal
-Serviços para Pessoa Física
-Serviços para Pessoa Jurídica
Polícia Federal – PF
Polícia Rodoviária Federal – PRF
Receita Federal
Tribunal Superior do Trabalho – TST
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Tribunal Regional Eleitoral do DF – TRE
Superior Tribunal Militar – STM
Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF
Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE
Agência do Trabalhador
Banco Regional de Brasília – BRB
Caesb
CEB
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF
Correios
CBMDF Ouvidoria
CBMDF
CODHAB/SEDUMA
Defensoria Pública do DF
Detran/DF
Secretaria de Transporte e Mobilidade – Semob
INSS
Justiça Federal da 1ª Região
Procon/DF
Ouvidoria do GDF
SEDES
• Utilize máscaras; antes de tocar a máscara, sempre higienize as mãos;
• Evite tocar no rosto com as mãos não lavadas, principalmente olhos, nariz e boca;
• Utilize o álcool gel 70% sempre que necessário. Em nossas unidades dispensers estão disponíveis;
• Carregue com você sua garrafa com água e evite a utilização de bebedouros;
• Mantenha-se a uma distância segura das outras pessoas;
• Respeite a sinalização indicativa de distanciamento fixada nas unidades: na recepção, mantenha-se nos locais marcados no chão; na sala de espera, sente apenas nos assentos permitidos e durante o atendimento, permaneça atrás das fitas marcadas no chão;
• Se possível, não leve acompanhante, uma vez que os atendimentos serão realizados individualmente, não sendo permitida a entrada destes, salvo nas hipóteses de extrema necessidade;
• E por fim, fique dentro da unidade apenas o tempo necessário.
Veja os serviços presenciais disponíveis e as unidades que fazem atendimento presencial:
BRB Mobilidade
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.
Serviços disponíveis:
Caesb
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária e Taguatinga;
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
CEB
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
CODHAB
Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
Correios
Suspenso.
Defensoria Pública da União – DPU
Suspenso.
Defensoria Pública do DF
Disponível nas seguintes Unidades: Gama, Sobradinho e Taguatinga.
Serviços disponíveis:
Orientações jurídicas relativas a:
Detran
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
INSS
Suspenso.
Justiça Federal
Suspenso.
Polícia Civil do DF
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga;
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
Polícia Federal
Suspenso.
Polícia Rodoviária Federal
Disponível nas seguintes Unidades: Rodoviária.
Serviços disponíveis:
Procon
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
Receita Federal
Suspenso.
Secretaria de Estado de Economia
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Serviços disponíveis:
Secretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE
Disponível nas seguintes Unidades: Riacho Fundo e Rodoviária;
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
Superintendência Regional do Trabalho/DF
Suspenso.
Tribunal Regional Eleitoral
Suspenso.
SEDES
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços disponíveis:
Entre em contato pelo email: atendimento.nahora@sejus.df.gov.br
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NaHora
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