Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 10h05 - Atualizado em 1/08/19 às 10h36

Na Hora aumenta atendimento à população e reduz tempo de espera

 

Nesses seis meses de gestão do Governo do Distrito Federal (GDF) foram realizados mais de 1 milhão e 330 mil atendimentos nas sete unidades do Na Hora, quase 100 mil a mais do que no mesmo período do ano de 2018. Com o início da profissionalização da gestão e inserção de novas tecnologias e metodologias no atendimento do Na Hora – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) – o tempo médio de espera reduziu 6 minutos e 47 segundos neste período, em relação ao passado. Passou de 20 minutos o tempo médio de espera, para aproximadamente 13 minutos.

 

Este é um dos itens do balanço da Subsecretaria de Modernização Administrativa (Na Hora), divulgado. Para incorporar estratégias que envolvam a tecnologia e inovação nos serviços ofertados, foi feito um mapeamento geral das funcionalidades existentes, e posteriormente desenvolvidas estratégias para melhoria do aspecto visual e funcional do site, implementação da ferramenta de autoatendimento e o desenvolvimento do sistema de agendamento eletrônico.

 

Após estudos e levantamento do funcionamento da Subsecretaria e das unidades do Na Hora, foi proposta uma nova estrutura administrativa, publicada em maio de 2019. Na reestruturação foi criada a Coordenação de Inovação e Tecnologia – fundamental para inserir o Na Hora no meio tecnológico; bem como duas Diretorias – de Gestão das Unidades e de Desenvolvimento e Implantação de Unidades; e os Núcleos de Apoio Operacional e Patrimônio e Núcleos de Relacionamento com o Servidor e Usuário, nas unidades. Essa reestruturação foi importante, principalmente, para suprir as atuais demandas, profissionalizar a gestão, ter seu fluxo documental corrigido e introduzir o Na Hora na era digital.

 

Autoatendimento – Com o intuito de melhor atender ao público, diminuir o tempo de espera e consequentemente as filas dentro das unidades, foram instalados computadores para o autoatendimento em todas as unidades, onde todos os serviços que dispensam o atendimento presencial estão disponíveis ao cidadão, com orientação dos volantes quando necessário.

 

Agendamento on-line – Por meio de parceria celebrada com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – da Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão -, está sendo implantado o serviço de agendamento on-line no Na Hora. O serviço permite ao cidadão ser atendido com dia e hora marcados, com consequente redução das filas nas unidades. A sede de Brazlândia foi a primeira a receber o agendamento prévio, com sucesso absoluto na implantação. Atualmente, a unidade do Na Hora de Sobradinho está em processo de implementação. A proposta é que até o final de 2019 todas as unidades estejam com o agendamento online em operação.

 

Ampliação de serviços oferecidos – Os ajustes no site do Na Hora tornou-o mais claro e intuitivo para o uso do cidadão, com acréscimo das funcionalidades de serviços online, serviços presenciais e menu institucional, adicionando ferramentas novas e expandindo a disponibilização de serviços on-line, passando de 29 para 81 os serviços que são disponibilizados na página.

 

Atendimento nas cidades do DF – O Na Hora, juntamente com seus parceiros, participou dos cinco eventos “Sejus mais Perto do Cidadão”, realizados em cidades administrativas do DF, visando melhorar e possibilitar à população mais acesso aos serviços prestados pelo Distrito Federal.

 

Essas ações foram reconhecidas pelas comunidades e estão apresentando visível melhora na qualidade de vida local. Com mais de três mil atendimentos feitos até o momento, foram realizados eventos itinerantes nas Regiões Administrativas da Candangolândia (março), Paranoá (abril), Planaltina (maio), Brazlândia (junho) e no Recanto das Emas, em julho.

 

“Instituímos um ciclo de modernização e desenvolvimento que leva tempo, mas o mais importante é que ele já nasceu e já temos alguns resultados concretos para apresentar à população do Distrito Federal”, disse o Subsecretário de Modernização Administrativa ( Na Hora) da Sejus, Tiago Santana. Ele também agradeceu a parceria e o trabalho realizado por todos os colaboradores do Na Hora, “que se mostraram sempre dispostos a profissionalizar mais a gestão e trabalham com afinco para atender o cidadão com excelência”, concluiu.

 

Portal do Na Hora: www.nahora.df.gov.br.

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo de Brasília

NaHora

ENDEREÇO