Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/12/19 às 15h57 - Atualizado em 3/02/20 às 12h14

Na Hora realiza mais de 3 milhões de atendimentos nas sete unidades em 2019

 

A Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), da Secretaria de Justiça e Cidadania, realizou 3.061.624 atendimentos nas sete unidades neste ano de 2019, aproximadamente 200 mil a mais que no mesmo período do ano passado, que registrou 2.862.305 atendimentos. Com o início da profissionalização e modernização da gestão e inserção de novas tecnologias e metodologias no atendimento do Na Hora, incluindo o agendamento online dos serviços prestados, o tempo médio de espera reduziu 8 minutos em relação ao ano anterior, passando de praticamente 20 minutos para 11 minutos e 20 segundos.

 

Desta forma, o Na Hora cumpre com seu objetivo principal de humanizar, democratizar e desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Atualmente, conta com sete unidades – sendo elas em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

 

Sejus Mais Perto do Cidadão – No programa, realizado neste ano em 10 cidades administrativas do DF, o Na Hora contabilizou 8.928 atendimentos com disponibilidades dos serviços de todos os seus parceiros.

 

Campanhas – Em 2019, o Na Hora, em parceria com a Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus e a Polícia Militar do DF, disponibilizou estrutura e equipe para a confecção de carteirinhas de identificação para as crianças usarem durante o Carnaval. Foi implantado, em parceria com a Polícia Federal, a confecção de documentos de identidade aos estrangeiros, de forma permanente, na unidade do Riacho Fundo.

 

Com os Correios, juntamente com a Bancorbrás, Sabin e Coopertone, o Na Hora participou da Campanha Boação, arrecadando agasalhos e donativos em suas sete unidades. Os materiais recolhidos foram doados a instituições de caridade, como o Lar de Idosos CREVIN. A campanha arrecadou mais de 2 toneladas de donativos.

 

Em outra ação, o Na Hora, juntamente com os demais órgãos do atual governo, participou da campanha “Vem brincar comigo”, com o intuito de arrecadar brinquedos e livros para serem distribuídos às crianças carentes.

 

Inovação – Para incorporar estratégias que envolvam a tecnologia e inovação nos serviços ofertados pelo Na Hora, inicialmente foi feito um mapeamento geral das funcionalidades existentes e depois a implementação da ferramenta de autoatendimento e o desenvolvimento do sistema de agendamento eletrônico.

 

O site do Na Hora também foi reformulado e tornou-se mais claro e intuitivo para o uso do cidadão, com acréscimo das funcionalidades de serviços online, serviços presenciais e menu institucional, adicionando ferramentas novas e expandindo a disponibilização de serviços on-line, passando de 29 para 90 os serviços que são disponibilizados na página.

 

Foram instalados computadores para o autoatendimento em todas as unidades, onde, todos os serviços que dispensam o atendimento presencial estão disponíveis ao cidadão, com orientação dos volantes quando necessário.

 

Por meio de parceria celebrada com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia está sendo implantado o serviço de agendamento on-line no Na Hora que permite ao cidadão ser atendido com dia e hora marcados, com consequente redução das filas nas unidades. A de Brazlândia foi a primeira a receber o agendamento prévio, com sucesso na implantação.

 

Cidadão Oculto – Buscando avaliar efetivamente a qualidade do atendimento dos colaboradores nas unidades do Na Hora, foi adotado o instrumento do “Cidadão Oculto”. O trabalho consiste em avaliar com olhos de um cidadão comum, como o atendimento está sendo realizado, simulando um atendimento telefônico e presencial. Por meio desse instrumento é possível identificar perfis de atendentes proativos e que fazem o diferencial no seu trabalho, proporcionando a qualidade no atendimento.

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo de Brasília

NaHora

ENDEREÇO