Governo do Distrito Federal
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12/06/19 às 16h59 - Atualizado em 12/06/19 às 16h59

Parceria entre Sejus e SSP vai revolucionar atendimento aos visitantes do Sistema Penitenciário

 

Visitar um parente que está recluso no Sistema Penitenciário era um procedimento burocrático e demorado. Antigamente era comum ver visitantes dormindo nas filas na porta do Complexo Penitenciário da Papuda, aguardando a liberação de uma senha para realizar a visita. Essa realidade mudou.

 

Desde janeiro de 2019, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), por meio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe), juntamente com Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), vem implementando diversas medidas que proporcionaram uma verdadeira revolução no atendimento aos visitantes do Sistema Penitenciário, dentre elas está a inauguração de um novo posto de atendimento da Sesipe na Unidade do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, que acorrerá nesta quinta-feira, 13 de junho, às 10h.

 

E foi graças ao trabalho de Agentes de Atividades Penitenciárias do Núcleo de Informática da Sesipe e da parceria firmada com a Sejus, por meio da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), todo o processo de realização de visitas é informatizado, e realizado por meio de retirada de senha via internet, trazendo mais conforto para os usurários do serviço e segurança para as Unidades Prisionais.

 

Riacho Fundo – O novo ponto de atendimento da Rodoviária irá ampliar o trabalho já realizado no Posto do Na Hora do Riacho Fundo I, que funciona desde 2015. De janeiro a maio deste ano foram realizados 13.162 atendimentos. Com a inauguração, a Sesipe e a Sejus dobrarão a capacidade de atendimento, proporcionando elevar de 32.600 atendimentos por ano para 65.200 atendimentos anuais.

 

Para o subsecretário da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), Tiago Santana, “o Na Hora é uma ferramenta de cidadania, criado para facilitar a vida da população. A formalização dessa parceria com a Secretaria de Segurança Pública é muito importante para dar uma maior dignidade para as famílias das pessoas presas no DF”.

 

AGENDAMENTOS – Para atendimento nos Postos das Unidades do Na Hora (Riacho Fundo I ou Rodoviária) os visitantes deverão realizar agendamento no site da Sesipe (http://visita.sesipe.df.gov.br) onde poderão escolher o dia e horário que serão atendidos, não precisando mais enfrentar filas. Com isso o tempo de atendimento se restringe a, no máximo, 15 minutos, realidade muito diferente do passado.

 

ATENDIMENTO AOS ADVOGADOS – Os Postos da Sesipe nas Unidades do Na Hora contarão também com novos serviços. Os atendimentos que antes eram exclusivos aos visitantes, a partir deste dia 13 de junho de 2019, se estenderão aos advogados. A novidade irá proporcionar aos profissionais do direito mais eficiência e agilidade no atendimento dos seus clientes, garantido assim as prerrogativas da profissão.

 

Os advogados poderão validar os seus cadastros junto a Sesipe nos Postos do Na Hora do Riacho Fundo I e da Rodoviária, além disso, poderão efetivar o cadastro de visitantes dos seus clientes.

 

Homenagem

 

O novo posto da Sesipe receberá o nome de “Posto Henrique Honda”, homenagem ao Agente de Atividades Penitenciárias Henrique Santos Honda Bispo, que faleceu no dia 13 de janeiro de 2015, ao reagir a um assalto em Taguatinga. O Agente Honda, como era conhecido pelos colegas foi um dos idealizadores e desenvolvedor do Sistema SIAPEN-WEB que proporcionou a expansão e aumento na qualidade do atendimento aos visitantes.

 

 

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo de Brasília

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