Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/18 às 10h24 - Atualizado em 7/06/18 às 10h24

Passaporte

Click aqui para emissão de Passaporte

Passaportes brasileiros terão validade de dez anos

O novo documento possui uma série de mecanismos que trazem mais segurança nas informações e no uso do passaporte

 
Novo passaporte

Novo passaporte

Brasília, 10/07/15 – O passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de 10 anos. Desde a última segunda-feira (6), a Polícia Federal e a Casa da Moeda passaram a emitir o novo documento.

Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente. 

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o novo passaporte trará mais segurança e comodidade para os brasileiros que viajam para outros países. “Seguimos um padrão internacional e a cada dia mais brasileiros viajam para outros países. O novo documento possui uma série de mecanismos que trazem mais segurança nas informações e no uso do passaporte”, explicou o ministro.

Clique e confira o áudio da coletiva
Clique e confira as fotos da coletiva 

O Brasil passou ainda a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior e proporcionará maior segurança aos viajantes brasileiros.

O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento.

O valor da taxa de emissão do novo passaporte passa a ser de R$ 257,25.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/ 3315/ 9962

Fonte: Ministério da Justiça

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo do Distrito Federal

NaHora

ENDEREÇO