11/06/19 às 11h17 - Atualizado em 13/06/19 às 11h35

“Sejus mais Perto do Cidadão” chega a Brazlândia com mais serviços à população

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), a Administração Regional de Brazlândia e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), realizam a quarta ação integrada “Sejus mais Perto do Cidadão”, nos dias 14 e 15 de junho próximos, sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, com a prestação de vários serviços à população e que, desta vez, beneficiará a comunidade de Brazlândia. Já foram feitas ações semelhantes na Candangolândia, no Paranoá e em Planaltina do DF. O evento tornou-se permanente através de decreto do governador Ibaneis Rocha.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa acerta ao “aproximar o governo da população, promovendo facilidade de acesso a vários serviços, de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”. Para ele, esta também é uma oportunidade para ouvir a população e seus anseios.

As ações em Brazlândia acontecerão no Estacionamento da Administração Regional local, St. Tradicional Q 16 – DF. Também terão ações nas escolas durante toda a semana do evento. A partir desta terça-feira (11) serão realizadas iniciativas em escolas com palestras de combate ao uso de drogas, ao trabalho infantil, ao bullying, ao racismo religioso, além de diálogos sobre a inclusão da pessoa com deficiência, igualdade racial, direitos humanos e contação de histórias. As ações envolvem todas as subsecretarias da Sejus.

Programação

Na sexta-feira (14), o Na Hora estará no local para fazer carteira de identidade: 1ª via (gratuita), 2ª via (R$ 42,00); carteira de trabalho (no caso de roubo apresentar boletim de ocorrência), CPF (R$7,00), emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB (R$2,92), CAESB (R$4,16). Também, orientação jurídica, atendimento psicológico, social e 2° via da isenção da taxa de vulnerabilidade. Van de conveniência móvel do BRB também estará presente para facilitar a vida de quem tem débito a pagar. Uma unidade móvel da Secretaria de Saúde fará aferição de glicemia e pressão arterial; além de prestar orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e teste rápido de HIV.

Em Brazlândia, o Procon atuará para sanar dúvidas dos consumidores. As pessoas com deficiência terão disponíveis informações sobre seus direitos e ofertas de vagas de trabalho com recebimento de currículos. Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT, dos idosos e orientações dos conselheiros tutelares.

E mais, informações sobre cumprimento das medidas do sistema socioeducativo; oficina de grafite e HIP HOP sobre o não às drogas. Orientação sobre comunidades terapêuticas e aplicação de enquete para traçar perfil da comunidade; ações para atender vítimas de violência e Feira de Talentos (exposição e venda de produtos de pessoas vítimas de violência). E, ainda, venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais. A Ouvidoria da Sejus receberá reclamações e sugestões e servidores poderão esclarecer sobre serviços funerários. Também haverá venda de hortaliças e oficina de música, das 9 às 12 horas.

Sábado

No sábado, 15 de junho, a programação se repete, acrescida dos serviços de corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha: das 10h às 15h. Também haverá ampla programação cultural com oficinas com instrumentos, apresentação de DJ’s e grupos regionais; exposição de grafite e Museu das Drogas. Atividades para crianças e adolescentes terão pintura de rosto e brinquedos infláveis. E o Procon oferecerá curso para micro e pequenos empresários, das 14h às 17h.

São parceiros desta ação além da Sejus, as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, Saúde e de Segurança do DF. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.