Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/19 às 12h55 - Atualizado em 15/04/19 às 16h03

“Sejus mais Perto do Cidadão” chega ao Paranoá

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), a Administração Regional do Paranoá e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam a segunda ação integrada nos dias 12 e 13 de abril, sexta-feira e sábado, com a prestação de vários serviços à população e que beneficiará a comunidade do Paranoá. No final de março, ação semelhante atendeu aos moradores da Candangolândia e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.

 

Desta vez, na ação do Paranoá, a Secretaria da Fazenda também integrará a parceria e estará no local para oferecer à população serviços como emissão de 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões e parcelamento de débitos. As ações no Paranoá acontecerão na Administração Regional local, na Praça Central – s/n lt 1, das 9 às 17 horas.

 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, que estará presente no local, o objetivo do evento é “aproximar o GDF da população, promovendo facilidade de acesso a vários serviços, de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida do cidadão”.  Para ele, essa também é uma oportunidade para ouvir a população e seus anseios.

 

São parceiros desta ação no Paranoá, a Polícia Civil do Distrito Federal, a Superintendência Regional do Trabalho, Defensoria Pública do Distrito Federal, secretarias de Fazenda, Segurança Pública, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

 

Programação:

 

Dia 12/04 – Sexta-feira

 

Prevenção às drogas – Palestras nas escolas sobre Violência e Prevenção às Drogas e prevenção da gravidez na adolescência. Diálogo com adolescentes nas escolas locais mediado pelo sociólogo Emerson Franco (conscientização e apresentação de experiências pessoais de superação do mundo do crime e das drogas).

 

CINEJUS – “Cultura da Paz”, exibição de filme nas escolas e diálogos sobre prevenção da violência a partir da linguagem do cinema.  Diálogos com alunos do ensino fundamental sobre violência.

 

Oficina de defesa pessoal – Voltado para a população em geral, com o objetivo de ensinar posturas e movimentos simples de defesa que podem ser executados no dia a dia em uma eventual situação de agressão. Das 10 às 12h.

 

Procon – Equipe do Procon estará pronta para orientar, tirar dúvidas e abrir reclamações do consumidor. Micro e pequenos empresários da cidade poderão participar do curso gratuito “Formação prática em Direito do Consumidor”, que será oferecido pelo Procon no dia 12 de abril, das 15h às 17h, na Administração Regional.

 

Rodas de Conversa – Tema: “LGBTfobia um problema de toda uma sociedade, formas de violência e preconceito contra pessoas LGBT e como denunciá-las” e “Racismo estrutural e trabalho” que serão desenvolvidas nas escolas.

 

Serviços – Emissão de 1ª e 2ª vias de carteiras de Identidade; emissão de Carteira de Trabalho (atualizações e informações); 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões; parcelamento de débitos; formulários e recebimento de reclamações; orientação jurídica e social.

 

Dia 13/04 – Sábado

 

Atividades lúdicas para crianças – Apresentações culturais; brinquedos infláveis e cama elástica; leitura de história por meio de música, voz e violão; distribuição de algodão doce e pipoca; orientações dos conselheiros tutelares; distribuição de cartilhas.

 

Roda de conversa – O papel do Conselho Tutelar.

 

Palestras – Orientações à população sobre possíveis encaminhamentos às comunidades terapêuticas para tratamento de dependência química e também voltadas aos familiares sobre como podem participar desse processo.

 

CINEJUS – “Cultura da Paz”, exibição de filme durante a ação, e diálogos sobre prevenção da violência a partir da linguagem do cinema.

Atendimento do programa Pró-Vítima – Atendimentos de vítimas de violência realizado por assistentes sociais e por psicólogas no âmbito do programa.

 

Maquiagem –  Serviços de maquiagem e modelagem de cabelo.

 

Serviços –  Emissão de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade; emissão de carteira de trabalho (atualizações e informações); 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões; parcelamento de débitos; formulários e recebimento de reclamações; orientação jurídica e social; Juizado Especial Itinerante.

 

Balcão de informações –  Informações sobre direitos das pessoas com deficiência (Cartilha CODDEDE); Distribuição de material informativo dos serviços ofertados a população LGBT pelo governo do DF; distribuição de material informativo sobre os direitos da pessoa idosa;

 

Apresentação da Gerência de Empregabilidade para pessoas com Deficiência acerca das vagas disponíveis e recebimento de currículos. Consulta cadastro do passe livre; emissão de documento de identidade para pessoa em situação de vulnerabilidade.

 

Ação, Cultura e Lazer –  Apresentação cultural de grupos da Comunidade e advindo dos CEU’s das Artes; Projeto Esporte à Meia Noite com a disponibilização de cama elástica, mesa de pingue-pongue e pebolim; Mala do Livro com a biblioteca móvel que conta com profissionais de contação de histórias para crianças.

 

Oficina – Defesa pessoal para a população em geral, com o objetivo de ensinar posturas e movimentos simples de defesa que podem ser executados no dia a dia em uma eventual situação de agressão. De 14 às 16h. O evento vai contar também com exposição de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais do DF.

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo de Brasília

NaHora

ENDEREÇO