Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/20 às 14h48 - Atualizado em 13/03/20 às 14h50

Sejus: primeira central de perícia médica do Brasil atenderá 600 pessoas por dia em posto do Na Hora

 

Com o objetivo de promover maior celeridade nos processos e atendimentos relativos às perícias médicas no Distrito Federal foi inaugurada, nesta terça-feira (3/3), a primeira central de perícia médica do Brasil. O espaço, localizado no Setor Comercial Sul (Quadra 4, Bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho), possui quase mil metros quadrados, conta com 24 consultórios e estima atender cerca de 600 pessoas por dia. O projeto pioneiro é de iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com a Secretaria de Economia do Distrito Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Com a inauguração, a partir de agora todo cidadão segurado do INSS que precisar realizar uma perícia médica, que gera afastamento de trabalho, deve se dirigir à unidade central de perícia médica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço do INSS continuará sendo oferecido na Agência do INSS em Taguatinga, além da central, devido à grande demanda daquela região. Denominado “Na Hora Perícia Médica Federal” a novidade se dá através da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora, da Sejus.

 

Na solenidade, o governador Ibaneis Rocha elogiou a iniciativa. “Esse novo modelo serve como exemplo para todo o Brasil e precisa ser levado para outras capitais como forma de desafogar o sofrimento das pessoas que carecem do atendimento”, ressaltou.

 

De acordo com o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, a ideia é simplificar, dar conforto e tornar o serviço mais acessível para a população. “As instalações são novas, com um grande número de médicos atuando em conjunto para diminuir a fila das pessoas que aguardam por perícia médica. Unimos a celeridade e a expertise do Na Hora com a técnica necessária dos médicos peritos. Com isso, podemos oferecer melhores condições de trabalho aos médicos, além de melhorar o atendimento à população”, afirmou.

 

Com os médicos reunidos em um único lugar, a troca de informações técnicas entre eles será facilitada em função da pluralidade de especialidades. Serão até 24 médicos por turno. Sendo assim, em casos mais raros e/ou específicos eles podem trocar informações para tomada de decisões mais assertivas.

 

Neste novo modelo, caso algum médico perito se ausente por doença, as perícias que ele deveria realizar podem ser redistribuídas entre os demais médicos sem sobrecarregar nenhum deles e sem precisar reagendar a perícia do cidadão segurado.

 

O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, explica que o local escolhido atenderá todas as necessidades desse público. “O prédio é na área central de Brasília, ao lado de uma estação do metrô. Preparamos o local em todos os pontos para receber as pessoas da melhor forma possível e com a acessibilidade necessária”, garante.

 

Na inauguração ocorreu a assinatura do Protocolo de Intenção Mútua dos órgãos envolvidos na ação. Assinaram o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. Todos reconheceram o empenho do secretário Gustavo Rocha para tornar essa reivindicação da população de Brasília uma realidade.

 

Serviço

Na Hora Perícia Médica Federal

Endereço: Setor Comercial Sul – Quadra 4 – Bloco A – Edifício Luiz Carlos Botelho, 3º andar – Brasília – DF

Horário de funcionamento: Das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

 

Veja as fotos da solenidade no Flickr da Sejus

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão - Governo de Brasília

NaHora

ENDEREÇO