A Polícia Civil do Distrito Federal — PCDF é órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, nos termos do artigo 144, § 4º, da Constituição Federal as funções de polícia judiciária no Distrito Federal brasileiro, apurando as infrações penais, exceto as de natureza militar.
Serviços disponibilizados:
1. Emissão de 1ª via de Carteira de Identidade (exclusivo por agendamento);
2. Emissão de 2ª via de Carteira de Identidade (exclusivo por agendamento);
3. Solicitação de 2ª via fácil de Carteira de Identidade (Autoatendimento) (exclusivo por agendamento).
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, mediante prévio agendamento, para uma das Unidades do Na Hora ou Postos de Identificação Biométrica da PCDF, conforme lista constante no link https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade
2) Para qual Unidade do Na Hora posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: http://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
• Link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade
• Pela Central 156.
Obs.: Vagas liberadas todos os dias úteis nos seguintes horários: 08h30, 10h30, 14h30 e 16h30.
4) Quem pode solicitar?
• O titular, pai, mãe ou responsável legal, mas o agendamento deve ser feito em nome do requerente (quem vai fazer a identidade).
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Podem tirar carteira de identidade:
• Brasileiro nato;
• Brasileiro naturalizado (Lei n.º 7.116/83, art. 2º, § 2º e Decreto n.º 9.278/18, art. 3º § 2º);
• Português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade e Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal (Decreto n.º 70.391/72 e Decreto n.º 9.278/18, art. 3º e Decreto n.º 3.927/01, art. 22).
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Certidão de Nascimento;
• CPF;
• Certidão de Casamento com averbação, dependendo do estado civil.
• Brasileiro Naturalizado: Cópia do Diário Oficial da União ou Certificado de Naturalização; se menor de 18 anos, Diário Oficial da União ou Certificado de Naturalização Provisório.
• Português Optante: Se antes de 25/11/2015, Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres; se após 25/11/2015, Publicação de Portaria de Igualdade de Direitos e Deveres no Diário Oficial da União.
Obs.: Os documentos deverão ser originais ou cópias autenticadas pelo tabelião em cartório, de acordo com o seu caso. Os documentos apresentados deverão estar legíveis, não podendo conter rasuras ou adulterações e devem pertencer ao próprio requerente.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• A Carteira de Identidade não fica pronta no ato do atendimento. O prazo previsto para entrega é de 7 (sete) dias corridos.
9) Como faço para retirar?
• Comparecer ao mesmo local da solicitação, portando o protocolo de atendimento.
10) Onde posso retirar?
• No mesmo local onde foi dada a entrada na solicitação do documento.
11) Quem pode retirar?
A Carteira de Identidade pode ser entregue:
• Ao próprio requerente, se civilmente capaz – NÃO é obrigatória a apresentação de outro tipo de documento de identificação ou do protocolo de atendimento;
• A terceiros, inclusive genitores ou responsáveis legais, os quais deverão estar na posse do protocolo de atendimento e de documento de identificação com fotografia (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identificação Profissional ou outro documento público que permita a identificação).
Observações Importantes sobre Entrega da Carteira de Identidade:
A Carteira de Identidade de menor de 16 (dezesseis) anos somente será entregue a um de seus genitores ou ao responsável legal.
Em caso de extravio do protocolo de atendimento, as Carteiras de Identidade podem ser
entregues, nos casos de indivíduos civilmente incapazes, inclusive menores de 16 (dezesseis) anos, a um dos genitores ou ao responsável legal, mediante comprovação do vínculo e apresentação de documento de identificação pessoal.
A Carteira de Identidade que não for retirada em 180 dias da data de expedição será encaminhada para a incineração.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, mediante prévio agendamento, para uma das Unidades do Na Hora ou Postos de Identificação Biométrica da PCDF, conforme lista constante no link https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade
2) Para qual Unidade do Na Hora posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: http://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
• Link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade
• Pela Central 156.
Obs.: Vagas liberadas todos os dias úteis nos seguintes horários: 08h30, 10h30, 14h30 e 16h30.
4) Quem pode solicitar?
• O titular, pai, mãe ou responsável legal, mas o agendamento deve ser feito em nome do requerente (quem vai fazer a identidade).
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Podem tirar carteira de identidade:
• Brasileiro nato;
• Brasileiro naturalizado (Lei n.º 7.116/83, art. 2º, § 2º e Decreto n.º 9.278/18, art. 3º § 2º);
• Português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade e Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal (Decreto n.º 70.391/72 e Decreto n.º 9.278/18, art. 3º e Decreto n.º 3.927/01, art. 22).
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Certidão de Nascimento
• CPF
• Certidão de Casamento com averbação, dependendo do estado civil.
• Brasileiro Naturalizado: Cópia do Diário Oficial da União ou Certificado de Naturalização; se menor de 18 anos, Diário Oficial da União ou Certificado de Naturalização Provisório. Português Optante: Se antes de 25/11/2015, Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres; se após 25/11/2015, Publicação de Portaria de Igualdade de Direitos e Deveres no Diário Oficial da União.
• Comprovante de taxa paga de R$ 42,00 no BRB (Ag. 100, cc. 013094-8 ou chave pix 09.313.803/0001-70) ou o comprovante da isenção (quando for o caso).
Atenção: No caso da Chave pix, a conta deve ser no nome do requerente ou de um dos genitores, em caso de menores de idade.
Obs.: Os documentos deverão ser originais ou cópias autenticadas pelo tabelião em cartório, de acordo com o seu caso. Os documentos apresentados deverão estar legíveis, não podendo conter rasuras ou adulterações e devem pertencer ao próprio requerente.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Sim, a taxa é de R$ 42,00 (quarenta e dois reais) – podendo haver alteração desse valor, antes do término do ano, mediante força de lei.
São isentos do pagamento dessa taxa os seguintes casos:
1. Os portadores de deficiência, independente de seus rendimentos, devendo provar tal condição com a apresentação de carteira legível e dentro do prazo de validade expedida por órgão da Secretaria de Estado de Ação Social do Distrito Federal ou órgão equivalente de outra Unidade da Federação (apresentar cópia frente e verso da carteira de deficiente, para instruir o pedido de isenção de taxa – Lei n.º 3.053/2002, Decreto n.º 24.821/2004.
2. As pessoas carentes, uma única vez, cuja renda mensal não seja superior a um salário mínimo, devendo ser comprovada essa condição mediante apresentação de declaração expedida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito FederalSEDEST, que se faz presente junto aos Centros de Referência de Assistência Social – CREAS, Centros de Referência Especializadas de Assistência Social – CRAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua – Centro POP, Unidades de Alta Complexidade – UACs e Núcleo de Atendimento às Pessoas em Plantão Social – NUAPS (Lei Complementar do Distrito Federal n.º 751/2007, art. 12, §2º).
3. As pessoas cuja Carteira de Identidade haja sido ROUBADA, mediante apresentação do número do Inquérito Policial devidamente instaurado (Lei Complementar do Distrito Federal n.º 751/2007, art. 13) e requerimento por escrito (Isenção de Pagamento de Taxa de 2ª Via da Carteira de Identidade – Inquérito Policial Roubo ou disponibilizado no posto de atendimento),
devidamente firmado pelo requerente.
4. Os idosos, quando se tratar de 1ª vez de carteira de identidade com a expressão “MAIOR DE 65 ANOS” (Instrução Normativa n.º 59, item 7, alínea “e”, de 11/10/2000 – PCDF).
5. Carteiras de Identidade com a inscrição: VALIDADE TÉCNICA DAS IMPRESSÕES DIGITAIS – 1 ANO.
6. Carteiras de Identidade expedidas com erro de transcrição de dados ou digitação por servidores do Instituto de Identificação desde que comprovados com o mesmo documento apresentado anteriormente.
7. Carteira de identidade, expedida entre 2009 e 2014, apresentando mancha escura que dificulta a visualização dos dados.
8. As pessoas com renda não superior a cinco salários mínimos, que fizerem a solicitação nos atendimentos presenciais das ações “SEJUS mais perto do cidadão” e “Sua vida vale muito”, ambas coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Uma única vez.
8) Qual o prazo?
• A Carteira de Identidade não fica pronta no ato do atendimento. O prazo previsto para entrega é de sete dias corridos.
9) Como faço para retirar
• Comparecer ao mesmo local da solicitação, portando o protocolo de atendimento.
10) Onde posso retirar?
• No mesmo local onde foi dada a entrada na solicitação do documento.
11) Quem pode retirar?
A Carteira de Identidade pode ser entregue:
• Ao próprio requerente, se civilmente capaz – NÃO é obrigatória a apresentação de outro tipo de documento de identificação ou do protocolo de atendimento;
• A terceiros, inclusive genitores ou responsáveis legais, os quais deverão estar na posse do protocolo de atendimento e de documento de identificação com fotografia (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identificação Profissional ou outro documento público que permita a identificação).
Observações Importantes sobre Entrega da Carteira de Identidade:
A Carteira de Identidade de menor de 16 (dezesseis) anos somente será entregue a um de seus genitores ou ao responsável legal.
Em caso de extravio do protocolo de atendimento, as Carteiras de Identidade podem ser entregues, nos casos de indivíduos civilmente incapazes, inclusive menores de 16 (dezesseis) anos, a um dos genitores ou ao responsável legal, mediante comprovação do vínculo e apresentação de documento de identificação pessoal.
A Carteira de Identidade que não for retirada em 180 dias da data de expedição será encaminhada para a incineração.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente na Unidade onde foi atendido, portando o protocolo de atendimento.
Obs1: Além da entrega do protocolo de atendimento, será feita a validação biométrica (coleta
de impressão digital ou fotografia) quando o próprio requerente.
Obs2: Na entrega a terceiros, será recolhido o protocolo de atendimento e, no caso de menores
de 16 anos ou civilmente incapazes, solicitado o documento que comprove o vínculo entre
terceiro e requerente.
2) Para qual Unidade do Na Hora posso realizar o agendamento?
Não se aplica.
3) Como realizar o agendamento?,
Não se aplica.
4) Quem pode solicitar?
Não se aplica.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Não se aplica.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Ao próprio, não há obrigatoriedade na apresentação do protocolo de atendimento.
A terceiros, inclusive genitores ou responsáveis legais, os quais deverão estar na posse do
protocolo de atendimento e de documento de identificação com fotografia (Carteira de
Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identificação Profissional
ou outro documento público que permita a identificação).
A Carteira de Identidade de menor de 16 (dezesseis) anos somente será entregue a um de seus
genitores ou ao responsável legal.
Em caso de extravio do protocolo de atendimento, as Carteiras de Identidade podem ser
entregues, nos casos de indivíduos civilmente incapazes, inclusive menores de 16 (dezesseis)
anos, a um dos genitores ou ao responsável legal, mediante comprovação do vínculo e
apresentação de documento de identificação pessoal.
7) Vou pagar pelo serviço?
Não se aplica.
8) Qual o prazo?
10 dias corridos.
9) Como faço para retirar
Comparecer ao mesmo local da solicitação, portando o protocolo de atendimento.
10) Onde posso retirar?
No mesmo posto onde foi realizado o atendimento presencial para cadastramento.
11) Quem pode retirar?
O próprio requerente, se maior de 16 anos ou um terceiro devidamente identificado e portando
o protocolo de atendimento do requerente.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente no Autoatendimento das Unidades do Na Hora ou digitalmente pelo link https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade/2-via-facil-reimpressao
2) Para qual Unidade do Na Hora posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço provisório: Estádio Walmir Campelo Bezerra – Bezerrão, situado no St. Central – GAMA.
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama – atendimento presencial suspenso para obra de revitalização e modernização, conforme Portaria n.° 617 de 01 de julho de 2022.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados, das 7h30min às 13h, com emissão de senhas até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• Não precisa de agendamento, bastando acessar o site da PCDF a qualquer momento e escolher o posto onde preferir receber o documento.
4) Quem pode solicitar?
• Cidadãos brasileiros natos maiores de 16 anos que tenham Carteira de Identidade civil emitida no DF com CPF, com data de expedição inferior a 5 anos e que não tenham alterado os seus dados pessoais nesse período.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Possuir Carteira de Identidade civil expedida no DF, com data de expedição inferior a 3 anos.
• Ser brasileiro nato.
• Ter mais de 16 anos.
• Não alterar, nos últimos 3 anos, os seguintes dados pessoais: nome, data de nascimento, naturalidade, filiação e estado civil.
• Estar ciente de que a carteira de identidade será emitida com as mesmas informações (dados pessoais, fotografia, assinatura e impressões digitais) cadastradas no último atendimento presencial.
• Estar ciente de que a carteira de identidade quando disponível, deverá ser retirada pessoalmente, na unidade escolhida e nos horários disponíveis no site, sem necessidade de agendamento prévio. Carteiras de identidade não retiradas, em até 180 dias da data de expedição, serão incineradas.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Não é exigida documentação no momento da solicitação.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Sim, a taxa é de R$ 42,00 (quarenta e dois reais) – podendo haver alteração desse valor, antes do término do ano, mediante força de lei.
Atenção: A referida taxa somente deve ser paga via boleto.
8) Qual o prazo?
• A Carteira de Identidade não fica pronta no ato da solicitação. O prazo previsto para entrega é de sete dias corridos.
9) Como faço para retirar?
• Comparecer ao local escolhido no momento da solicitação.
10) Onde posso retirar?
• Somente no posto escolhido no ato de solicitação.
11) Quem pode retirar?
• Somente o requerente.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF.
NaHora
ENDEREÇO