SEDES
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social — SEDES é fruto do desmembramento da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), criada pelo Decreto nº 36.832/2015, e é um dos órgãos de gestão da administração pública do Governo do Distrito Federal.
Serviços disponibilizados:
1. Inclusão no Cadastro Único (exclusivo por agendamento);
2. Atualização do Cadastro Único (exclusivo por agendamento);
3. Solicitação de Prato Cheio (exclusivo por agendamento).
4. Orientações e outras ações pontuais (por agendamento ou conforme disponibilidade do servidor)
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente mediante prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1187.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: https://sistemas2.df.gov.br/Agendamento/
• Pela Central 156.
4) Quem pode solicitar?
• Integrante de famílias de baixa renda.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Podem se cadastrar:
• Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa;
• Famílias com renda acima desse valor, desde que estejam pleiteando ou participem de programas ou serviços sociais que necessitem do cadastramento.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Para inclusão no Cadastro Único, a família deverá comparecer no ato da entrevista com todos os documentos listados, sendo eles:
Documentos obrigatórios para o Responsável familiar – RF:
• Cadastro da Pessoa Física – CPF;
• Título de Eleitor;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Comprovante de endereço (preferência conta de luz ou água, celular, cartão de crédito) em nome de algum componente da família. Caso não possua, o RF deverá assinar uma declaração de residência no momento da entrevista.
Para os demais componentes da família, um dos seguintes documentos:
• Cadastro da Pessoa Física – CPF (obrigatório);
• Título de Eleitor;
• Certidão de nascimento/casamento;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Declaração escolar – quando estudante.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o atendimento é gratuito.
8) Qual o prazo?
• O prazo é variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Secretaria Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal- SEDES.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente mediante prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1187.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: https://sistemas2.df.gov.br/Agendamento/
• Pela Central 156.
4) Quem pode solicitar?
• Integrante de famílias de baixa renda.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Podem se cadastrar:
• Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa;
• Famílias com renda acima desse valor, desde que estejam pleiteando ou participem de programas ou serviços sociais que necessitem do cadastramento.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Para inclusão no Cadastro Único, a família deverá comparecer no ato da entrevista com todos os documentos listados, sendo eles:
Documentos obrigatórios para o Responsável familiar – RF:
• Cadastro da Pessoa Física – CPF;
• Título de Eleitor;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Comprovante de endereço (preferência conta de luz ou água, celular, cartão de crédito) em nome de algum componente da família. Caso não possua, o RF deverá assinar uma declaração de residência no momento da entrevista.
Para os demais componentes da família, um dos seguintes documentos:
• Cadastro da Pessoa Física – CPF (obrigatório);
• Título de Eleitor;
• Certidão de nascimento/casamento;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Declaração escolar – quando estudante.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o atendimento é gratuito.
8) Qual o prazo?
• O prazo é variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Secretaria Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal- SEDES.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente mediante prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1187.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: https://sistemas2.df.gov.br/Agendamento/
• Pela Central 156.
4) Quem pode solicitar?
• Integrante de famílias de baixa renda.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Para ser beneficiário do Programa Cartão Prato Cheio, a família deve atender aos critérios do Decreto n. 42.873, de 29 de dezembro de 2021, que são:
1 – Possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa da família;
2 – Estar em situação de insegurança alimentar;
3 – Estar inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico;
ou no Sistema da Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social;
4 – Residir no Distrito Federal.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
A família deverá comparecer no ato do atendimento com todos os documentos listados:
Documentos obrigatórios para o Responsável familiar – RF:
• Cadastro da Pessoa Física – CPF, de preferência; e/ou
• Título de Eleitor;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Comprovante de endereço (preferência conta de luz ou água, celular, cartão de crédito) em nome de algum componente da família. Caso não possua, o RF deverá assinar uma declaração de residência no momento da entrevista.
Para os demais componentes da família, um dos seguintes documentos:
• Cadastro da Pessoa Física (obrigatório);
• Título de Eleitor;
• Certidão de nascimento/casamento; e/ou
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Declaração escolar – quando estudante.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o atendimento é gratuito.
8) Qual o prazo?
As entradas no programa ocorrem à medida em que houver vagas disponíveis e disponibilidade orçamentária para novas inclusões.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
➢ Serviços disponibilizados:
1. Orientações sobre o Cadastro Único e programas sociais;
2. Emissão de declaração para Isenção da taxa para emissão de 2ª via de RG;
3. Emissão de declaração para Isenção de taxa para concursos públicos;
4. Emissão da Carteira do Idoso ou Declaração Provisória da Carteira do Idoso;
5. Emissão da Folha Resumo do Cadastro Único.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente, mediante prévio agendamento; ou sem agendamento,
conforme capacidade de cada servidor(a), considerando ausências ou disponibilidade de tempo.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Brazlândia
Endereço: Área Especial 4 Lote 3 Setor Tradicional (Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda).
Telefone: 2244-1176.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1187.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min; e aos sábados, das 7h30min às 13h.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Link: https://sistemas2.df.gov.br/Agendamento/
• Pela Central 156.
4) Quem pode solicitar?
• Integrante de famílias de baixa renda.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Para acessar aos serviços, a família deve atender aos critérios específicos de cada um. Sendo eles:
Para emissão da Declaração para Isenção da taxa para emissão de 2ª via de RG
Tem direito a esse serviço:
• Pessoas com renda mensal de até um salário mínimo, conforme Lei Complementar do
Distrito Federal nº 751/2007, art. 12, parágrafo 2º;
Emissão de declaração para Isenção de taxa para concursos públicos;
Para ter acesso a esse serviço, é necessário:
• Estar inscrito no Cadastro Único.
• Possuir renda per capita mensal de até ½ salário mínimo, ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.
• Para concursos públicos distritais, é também necessário que o candidato seja beneficiário de programa social de complementação ou suplementação de renda instituído pelo Governo do Distrito Federal.
Emissão da Carteira do Idoso ou Declaração Provisória da Carteira do Idoso;
Para ter acesso a esse serviço, é necessário:
• Estar inscrito no Cadastro Único.
• Possuir 60 anos de idade ou mais.
• Ter renda individual mensal de até dois salários mínimos e não tenha como comprová-la.
Emissão da Folha Resumo do Cadastro Único;
Para acesso a esse serviço, o cidadão deverá ser o Responsável pela Unidade Familiar (RUF) da família inscrita no Cadastro Único.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Cadastro da Pessoa Física – CPF, de preferência; e/ou
• Título de Eleitor;
• Documento de identificação com foto;
• Carteira de trabalho;
• Comprovante de endereço (preferência conta de luz ou água, celular, cartão de crédito) em
nome de algum componente da família. Caso não possua, o RF deverá assinar uma declaração
de residência no momento da entrevista.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o atendimento é gratuito.
8) Qual o prazo?
Serviços disponíveis no momento do atendimento.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Secretaria Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal- SEDES.
NaHora
ENDEREÇO