O momento é de união e esforços conjuntos para preservarmos a saúde de todos. Aconselhamos que deslocamentos só sejam realizados quando forem extremamente indispensáveis. Se você precisa ir, vá em segurança. Conheça nossas iniciativas:
DICAS DE PREVENÇÃO
O que é?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Transmissão:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, mesmo as assintomáticas, por contato próximo, por meio de toque ou aperto de mãos; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador; dentre outros.
Como prevenir:
• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;
• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa;
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar;
• Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
• Utilize máscaras, caseiras ou artesanais feitas de tecido, em situações que tenha que sair de sua residência.
Sintomas:
Os principais sintomas identificados até o momento são febre acompanhada de tosse, geralmente seca, ou dor de garganta ou dificuldade respiratória; também podem ser sintomas: cansaço; dores no corpo e de cabeça. Em caso de suspeita, procure a unidade básica de saúde mais próxima.
Referências:
http://www.saude.df.gov.br/coronavirus/
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico
https://igesdf.org.br/coronavirus/
Foi elaborado um Plano Estratégico para retomada das atividades, onde consta uma operacionalização para que o Na Hora possa retomar suas atividades gradualmente, garantindo segurança ao cidadão e aos seus colaboradores. Dentre as medidas previstas no referido plano estão:
• A orientação de que o cidadão busque os serviços de atendimento presencial no Na Hora somente em casos de urgência;
• Reforço na quantidade de dispensers de álcool gel distribuídos nas unidades;
• Divulgação nas unidades de orientações de saúde, incentivando a observação de práticas simples para prevenir a Covid-19;
• Reorganização do layout interno das unidades, para que a distância mínima seja respeitada, tanto nos locais de atendimento quando na sala de espera;
• Sinalização de demarcação no chão, para que os cidadãos possam manter o distanciamento seguro uns dos outros e dos atendentes;
• Controle do número de pessoas dentro das unidades, somente permitindo que permaneçam internamente se tiver espaço para atendimento imediato no órgão buscado e/ou na sala de espera;
• Aumento da divulgação dos serviços digitais e orientação dos usuários para que façam os serviços por esses meios, quando possível, com a distribuição de folhetos explicativos;
• Reforço na limpeza diária das unidades, em especial a limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como bancadas, pias, mesas, maçanetas de portas, assentos de espera, dentre outros;
• Expansão do agendamento online para atendimento nas unidades. Por sua vez, os órgãos que já possuem essa ferramenta só atenderão pessoas previamente agendadas, sendo vedada a possibilidade de encaixes;
• Servidores com idade superior a 60 anos ou que façam parte do grupo de risco estabelecido pelos órgãos de saúde não trabalharão presencialmente nas unidades, até recomendação que autorize;
• Orientação para que os servidores reforcem os cuidados de prevenção em casa e no transporte até o trabalho;
• Elaboração de medidas para que se possa cuidar da saúde mental dos colaboradores nesse momento de pandemia;
• Organização dos servidores em escala de revezamento para realizar o atendimento ao público.
O horário de funcionamento especial, nesse período de pandemia, será de segunda a sexta-feira das 07:30 às 19:00;
O encerramento de emissão de senhas se dará 30 minutos antes do fechamento estipulado da unidade para garantir o atendimento a todas as senhas emitidas.
• Utilize máscaras; antes de tocar a máscara, sempre higienize as mãos;
• Evite tocar no rosto com as mãos não lavadas, principalmente olhos, nariz e boca;
• Utilize o álcool gel 70% sempre que necessário. Em nossas unidades dispensers estão disponíveis;
• Carregue com você sua garrafa com água e evite a utilização de bebedouros;
• Mantenha-se a uma distância segura das outras pessoas;
• Respeite a sinalização indicativa de distanciamento fixada nas unidades: na recepção, mantenha-se nos locais marcados no chão; na sala de espera, sente apenas nos assentos permitidos e durante o atendimento, permaneça atrás das fitas marcadas no chão;
• Se possível, não leve acompanhante, uma vez que os atendimentos serão realizados individualmente, não sendo permitida a entrada destes, salvo nas hipóteses de extrema necessidade;
• E por fim, fique dentro da unidade apenas o tempo necessário.
Veja os serviços presenciais disponíveis e as unidades que fazem atendimento presencial:
BRB
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Serviços prestados:
BRB Mobilidade
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Caesb
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Taguatinga
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Ouvidoria do Corpo de Bombeiros do DF
Disponível nas seguintes Unidades: Rodoviária e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
CODHAB
Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
CORREIOS
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Sobradinho e Taguatinga.
O atendimento presencial nos Correios não requer prévio agendamento, bastando comparecer a Unidade de atendimento..
Serviços prestados:
Detran
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Defensoria Pública do Distrito Federal
Disponível nas seguintes Unidades: Gama, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Defensoria Pública da União – DPU
Informamos que o atendimento presencial da Defensoria Pública da União encontra-se SUSPENSO por TEMPO INDETERMINADO.
Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Instituto Nacional de Seguro Social – INSS
Disponível na seguinte Unidade: Ceilândia.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Serviços não agendáveis atendidos pelo INSS, quando possível:
Justiça Federal – TRF 1ª Região
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Ministério do Trabalho e Previdência – MTP
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Neoenergia
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Polícia Federal – PF
Disponível na seguinte Unidade: Riacho Fundo.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Obs: Solicitação e renovação de solicitação de refúgio devem ser requeridos no Posto de Registro de Estrangeiro da Delegacia de Imigração – DELEMIG, localizada no Aeroporto Internacional de Brasília.
Polícia Rodoviária Federal – PRF
Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Instituto de Defesa do Consumidor – Procon
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Receita Federal do Brasil – RFB
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE
Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Secretaria de Economia do Distrito Federal – SEEC
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Atendimento mediante agendamento.
Serviços prestados:
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT
Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.
Não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer a uma Unidade de Atendimento. O atendimento é realizado nos Terminais de Autoatendimento..
Serviços prestados:
Tribunal Regional Eleitoral
Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.
Atendimento mediante agendamento.
Informamos que o atendimento presencial do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal encontra-se SUSPENSO por TEMPO INDETERMINADO, em atenção ao disposto na Portaria Conjunta Nº 1/2022 TRE-DF/PR/DG/GDG.
Serviços prestados:
Entre em contato pelo email: atendimento.nahora@sejus.df.gov.br
Acesse e acompanhe as novidades pelos nossos canais de informações e notícias:
Instagram: @nahoradf
Facebook: Facebook.com/nahoradf
NaHora
ENDEREÇO