Governo do Distrito Federal
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CoronaVírus

O momento é de união e esforços conjuntos para preservarmos a saúde de todos. Aconselhamos que deslocamentos só sejam realizados quando forem extremamente indispensáveis. Se você precisa ir, vá em segurança. Conheça nossas iniciativas:

DICAS DE PREVENÇÃO

CoronaVírus
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O que é?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Transmissão:

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, mesmo as assintomáticas, por contato próximo, por meio de toque ou aperto de mãos; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador; dentre outros.

Como prevenir:

• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;

• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;

• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;

• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;

• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;

• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;

• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa;

• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar;

• Durma bem e tenha uma alimentação saudável;

• Utilize máscaras, caseiras ou artesanais feitas de tecido, em situações que tenha que sair de sua residência.

Sintomas:

Os principais sintomas identificados até o momento são febre acompanhada de tosse, geralmente seca, ou dor de garganta ou dificuldade respiratória; também podem ser sintomas: cansaço; dores no corpo e de cabeça. Em caso de suspeita, procure a unidade básica de saúde mais próxima.

Referências:
http://www.saude.df.gov.br/coronavirus/
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico
https://igesdf.org.br/coronavirus/

Foi elaborado um Plano Estratégico para retomada das atividades, onde consta uma operacionalização para que o Na Hora possa retomar suas atividades gradualmente, garantindo segurança ao cidadão e aos seus colaboradores. Dentre as medidas previstas no referido plano estão:

• A orientação de que o cidadão busque os serviços de atendimento presencial no Na Hora somente em casos de urgência;

• Reforço na quantidade de dispensers de álcool gel distribuídos nas unidades;

• Divulgação nas unidades de orientações de saúde, incentivando a observação de práticas simples para prevenir a Covid-19;

• Reorganização do layout interno das unidades, para que a distância mínima seja respeitada, tanto nos locais de atendimento quando na sala de espera;

• Sinalização de demarcação no chão, para que os cidadãos possam manter o distanciamento seguro uns dos outros e dos atendentes;

• Controle do número de pessoas dentro das unidades, somente permitindo que permaneçam internamente se tiver espaço para atendimento imediato no órgão buscado e/ou na sala de espera;

• Aumento da divulgação dos serviços digitais e orientação dos usuários para que façam os serviços por esses meios, quando possível, com a distribuição de folhetos explicativos;

• Reforço na limpeza diária das unidades, em especial a limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como bancadas, pias, mesas, maçanetas de portas, assentos de espera, dentre outros;

• Expansão do agendamento online para atendimento nas unidades. Por sua vez, os órgãos que já possuem essa ferramenta só atenderão pessoas previamente agendadas, sendo vedada a possibilidade de encaixes;

• Servidores com idade superior a 60 anos ou que façam parte do grupo de risco estabelecido pelos órgãos de saúde não trabalharão presencialmente nas unidades, até recomendação que autorize;

• Orientação para que os servidores reforcem os cuidados de prevenção em casa e no transporte até o trabalho;

• Elaboração de medidas para que se possa cuidar da saúde mental dos colaboradores nesse momento de pandemia;

• Organização dos servidores em escala de revezamento para realizar o atendimento ao público.

O horário de funcionamento especial, nesse período de pandemia, será de segunda a sexta-feira das 07:30 às 19:00;

 

O encerramento de emissão de senhas se dará 30 minutos antes do fechamento estipulado da unidade para garantir o atendimento a todas as senhas emitidas.

• Utilize máscaras; antes de tocar a máscara, sempre higienize as mãos;

• Evite tocar no rosto com as mãos não lavadas, principalmente olhos, nariz e boca;

• Utilize o álcool gel 70% sempre que necessário. Em nossas unidades dispensers estão disponíveis;

• Carregue com você sua garrafa com água e evite a utilização de bebedouros;

• Mantenha-se a uma distância segura das outras pessoas;

• Respeite a sinalização indicativa de distanciamento fixada nas unidades: na recepção, mantenha-se nos locais marcados no chão; na sala de espera, sente apenas nos assentos permitidos e durante o atendimento, permaneça atrás das fitas marcadas no chão;

• Se possível, não leve acompanhante, uma vez que os atendimentos serão realizados individualmente, não sendo permitida a entrada destes, salvo nas hipóteses de extrema necessidade;

• E por fim, fique dentro da unidade apenas o tempo necessário.

Veja os serviços presenciais disponíveis e as unidades que fazem atendimento presencial:

 

BRB

Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

Serviços prestados:

  • Depósito;
  • Pagamento de contas;
  • Saque;
  • Verificação de saldo.
  •  

    BRB Mobilidade

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Cadastro para a 1ª via do cartão passe livre estudantil
  • Extensão de acesso
  • Pedidos de 2ª via do cartão passe livre estudantil
  • Retirada do Cartão Estudantil
  • Regravação de cartões
  • Troca de instituição
  •  

    Caesb

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Taguatinga

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Alteração de titularidade;
  • Alterar dia do vencimento;
  • Conserto de cavalete/ hidrômetro;
  • Contas pagas;
  • Denúncia de ligação clandestina;
  • Desmembramento da ligação de água;
  • Desobstrução de esgoto;
  • Interposição de defesa/recurso de multa;
  • Ligação de água;
  • Ligação de esgoto;
  • Parcelamento de débitos;
  • Religação de água;
  • Remanejamento da ligação de água;
  • Revisão de conta;
  • Segunda via de conta;
  • Suspensão do fornecimento.
  •  

    Ouvidoria do Corpo de Bombeiros do DF

    Disponível nas seguintes Unidades: Rodoviária e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Recebimento e registro de reclamações diversas da Corporação;
  • Denúncias contra militares do CBMDF e serviços prestados ou não ofertados pelo CBMDF;
  • Denúncias para vistorias em edificações em geral;
  • Solicitações diversas relacionadas ao Órgão;
  • Sugestões e elogios referentes ao Corpo de Bombeiros;
  • Solicitações de relatório de ocorrência.
  •  

    CODHAB

    Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Orientação aos candidatos convocados para entrega de documentação
  • Orientação aos habilitados e aos indicados
  • Orientação sobre aplicativo CODHAB.
  •  

    CORREIOS

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Sobradinho e Taguatinga.

    O atendimento presencial nos Correios não requer prévio agendamento, bastando comparecer a Unidade de atendimento..

    Serviços prestados:

  • CPF (inscrição, alteração e regularização);
  • Postagens de carta/carta registrada e impresso;
  • Postagens de encomendas: PAC, Família Sedex;
  • Resgate de tele sena;
  • Serasa (consulta e limpa nome);
  • Serviço internacional (EMS, encomendas);
  • Serviço de protocolo postal;
  • Telegrama;
  • Venda de produtos (envelopes, caixas, chip/recarga, tele sena e outros);
  • Vale postal eletrônico/internacional.
  •  

    Detran

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Alteração de endereço do veículo.
  • Comunicado de venda.
  • Emissão impressa, em papel A4, do CRLV-e.
  • Identificação biométrica.
  • Troca de Permissão para CNH Definitiva.
  •  

    Defensoria Pública do Distrito Federal

    Disponível nas seguintes Unidades: Gama, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Ação de execução de alimentos pelo rito da prisão;
  • Ação de alimentos “avoengos”;
  • Ação de alimentos;
  • Ação para conversão de separação em divórcio (consensual e litigiosa);
  • Ação de regulamentação de visitas;
  • Ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos;
  • Acordos de alimentos e visitas;
  • Ação de divórcio (consensual e litigioso);
  • Ação de oferta de alimentos;
  • Ação de alimentos gravídicos;
  • Ação de reconhecimento e dissolução de união estável;
  • Orientação jurídica concernente às ações promovidas pelo Na Hora.
  •  

    Defensoria Pública da União – DPU

    Informamos que o atendimento presencial da Defensoria Pública da União encontra-se SUSPENSO por TEMPO INDETERMINADO.

    Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Orientação sobre atuação da DPU;
  • Acompanhamento de procedimento de assistência jurídica gratuita – DPU.
  •  

    Instituto Nacional de Seguro Social – INSS

    Disponível na seguinte Unidade: Ceilândia.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Apresentar defesa MOB;
  • Cumprimento de Exigência;
  • Exigência Expressa;
  • Entrega de documentos por convocação;
  • Carta de Concessão do benefício;
  • Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato de pagamento de benefício (HISCRE);
  • Extrato para Imposto de renda (IR);
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Realizar Prova de Vida (Situações Excepcionais Não Resolvidas Pelo Banco);
  • Retirada de Histórico de Atendimento de Chat ou Central 135; e
  • Solicitar Cópias de Laudos Médicos.
  • Serviços não agendáveis atendidos pelo INSS, quando possível:

  • Orientação e Informação/Protocolo; e
  • Senha Inicial para o Meu INSS (Central de Serviços).
  •  

    Justiça Federal – TRF 1ª Região

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Gama e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Emissão de Certidão de Distribuição de Ações e Execuções Cíveis e Criminais / Nada Consta
  • Andamento Processual;
  • Recebimento de Petições (Incidentais e Iniciais) de partes sem advogado;
  • Recebimento de Processos (Somente para processos não digitalizados);
  • Atermação – Juizado Especial Federal (Cível);
  • Informações gerais pertinentes à Justiça Federal;
  • Orientação sobre cadastro de partes/advogados ao PJE, E-proc.
  •  

    Ministério do Trabalho e Previdência – MTP

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Entrada no seguro-desemprego;
  • Confirmação de seguro-desemprego;
  • Orientações sobre seguro-desemprego;
  • Emissão de RAIS;
  • Emissão de Caged;
  • Orientações sobre CTPS digital;
  • Recurso;
  • Pendências no seguro-desemprego.
  •  

    Neoenergia

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Alteração de titularidade;
  • Assinatura de contrato para execução de obra na rede;
  • Classificar unidade consumidora como residencial, comercial ou rural;
  • Declaração de Quitação Anual/2ª via de conta;
  • Desligamento programado;
  • Emissão de Carta de Habite-se;
  • Escassez hídrica: informação desconto/bônus;
  • Escassez hídrica: informação variação conta de energia;
  • Ligação nova;
  • Parcelamento de débitos;
  • Poda de árvore;
  • Registro de manifesto;
  • Ressarcimento de danos;
  • Solicitação de desmembramento de até 06 medições;
  • Solicitação de tarifa branca;
  • Solicitação de vistoria/orientação para obra ou para mudança de padrão de local;
  • Solicitação de aferição de medidor;
  • Solicitação de aumento ou redução de carga;
  • Solicitação de fornecimento temporário para realização de eventos;
  • Solicitação de isolamento ou afastamento de rede para realização de obra;
  • Tarifa social de energia elétrica – TSEE.
  •  

    Instituto de Identificação – Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Emissão de 1ª via de Carteira de Identidade;
  • Emissão de 2ª via de Carteira de Identidade;
  • Solicitação de 2ª via fácil de Carteira de Identidade (Autoatendimento).
  •  

    Polícia Federal – PF

    Disponível na seguinte Unidade: Riacho Fundo.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Emissão de Passaporte Comum
  • Emissão de Passaporte para Estrangeiro
  • Obs: Solicitação e renovação de solicitação de refúgio devem ser requeridos no Posto de Registro de Estrangeiro da Delegacia de Imigração – DELEMIG, localizada no Aeroporto Internacional de Brasília.

     

    Polícia Rodoviária Federal – PRF

    Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Advertência por escrito
  • Baixa de infração
  • Cadastro de processos
  • Cópia e retificação de boletim de acidentes de trânsito
  • Defesa de autuação
  • Desvinculação de multas (leilão)
  • Identificação de condutor/infrator
  • Impressão de boletos
  • Nada consta para trabalho
  • Recebimento de termo de concordância e veracidade
  • Recurso de multa
  • Restituição de valores
  •  

    Instituto de Defesa do Consumidor – Procon

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Registro de reclamação para equilibrar relações de consumo (compra de produtos ou contratos de serviços junto à um fornecedor);
  • Atendimento de retorno às reclamações já abertas;
  • Registro de denúncias para fiscalização de práticas irregulares de fornecedores (propagandas enganosas, práticas abusivas, etc);
  • Esclarecimento de dúvidas e orientações sobre direitos do consumidor.
  •  

    Receita Federal do Brasil – RFB

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Consultar N° do CPF e Emitir Comprovante de Inscrição;
  • Inscrever, Atualizar e Cancelar Cadastro CPF.
  •  

    Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE

    Disponível nas seguintes Unidades: Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Cadastros individuais de visitantes para a entrada nos Estabelecimentos Penais do DF;
  • Recuperação de senha web;
  • Cadastros para advogados;
  • Entrega de documentação para Saídas Temporárias;
  • Esclarecimentos de dúvidas sobre a visitação nos Estabelecimentos Penais.
  •  

    Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Inclusão no Cadastro Único;
  • Atualização no Cadastro Único.
  •  

    Secretaria de Economia do Distrito Federal – SEEC

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Atendimento mediante agendamento.

    Serviços prestados:

  • Emissão de 2ª via de IPVA, inscrito ou não em Dívida Ativa
  • Emissão de 2ª via de parcelamento / REFAZ
  • Emissão de 2ª via do IPTU/TLP, inscrito ou não em Dívida Ativa
  • Emissão de 2ª via do ISS-AUTÔNOMO, inscrito ou não em Dívida Ativa
  • Emissão de 2ª via do SIMPLES CANDANGO, inscrito ou não em Dívida Ativa
  • Emissão de Certidão Positiva de Débitos
  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos ou Positiva com efeito de Negativa de Débitos
  • Recebimento de Procuração Eletrônica
  • Verificação e emissão de débitos inscritos ou não em Dívida Ativa
  • Parcelamento automático de débitos
  • Orientações e informações a respeito dos serviços prestados pela SEEC
  • Abertura de processos eletrônicos e/ou outros serviços disponíveis nos portais da SEEC/DF.
  • Distribuição de formulários utilizados pela SEEC
  • REFIS
  •  

    Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT

    Disponível nas seguintes Unidades: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga.

    Não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer a uma Unidade de Atendimento. O atendimento é realizado nos Terminais de Autoatendimento..

    Serviços prestados:

  • Emissão de Certidões.
  •  

    Tribunal Regional Eleitoral

    Disponível na seguinte Unidade: Rodoviária.

    Atendimento mediante agendamento.

    Informamos que o atendimento presencial do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal encontra-se SUSPENSO por TEMPO INDETERMINADO, em atenção ao disposto na Portaria Conjunta Nº 1/2022 TRE-DF/PR/DG/GDG.

    Serviços prestados:

  •  

    Entre em contato pelo email: atendimento.nahora@sejus.df.gov.br

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