Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF
Serviços disponibilizados:
1. Transferência de Propriedade de Veículo, exceto de veículo arrematado por leilão (exclusivo por agendamento);
2. Transferência da Unidade de Federação (UF), exceto de veículo arrematado por leilão (exclusivo por agendamento);
3. Inclusão de Gravame (exclusivo por agendamento);
4. Alteração de Endereço de Veículo;
5. Comunicado de Venda;
6. Emissão Impressa, em papel A4, do CRLV-e;
7. Identificação Biométrica;
8. Troca de Permissão para CNH Definitiva;
9. Emissão de Débitos;
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente, após a realização da vistoria em empresa credenciada e, somente mediante agendamento prévio, em uma da Unidades do Na Hora. ]
Ou ainda, após a realização da vistoria em empresa credenciada, sem necessidade de agendamento, a documentação deverá ser entregue em uma das Unidades de Atendimento do Detran/DF, de segunda a sexta, das 7h às 18h, para posterior efetivação.
A quantidade de transferências a serem realizadas deverá respeitar o tempo de atendimento previsto para o agendamento. Processos adicionais, que extrapolem o tempo de atendimento, deverão ser entregues nas Unidades próprias do DETRAN, sem a necessidade de agendamento.
Obs.: Se o veículo tiver sido arrematado por leilão, a transferência de propriedade NÃO
será realizada nas Unidades do Na Hora, pois esse serviço é prestado, exclusivamente,
nas Agências do Detran/DF.
Digitalmente pelo aplicativo do Detran-DF – opção liberada após a realização do login de acesso.
2) Em qual Unidade do Na Hora posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setro Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Portal de serviços Detran Digital:
https://portal.detran.df.gov.br/ Opção: agendamento.
• App Detran Digital.
4) Quem pode solicitar?
Somente o proprietário ou representante legal.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
O Decreto n.º 44.168, revogou o inciso V do art. 16 do Decreto n.º 34.024/2012, portanto, para os casos de transferência de propriedade (dentro do Distrito Federal ou daqui para outro Estado) não é mais obrigatório a quitação de IPVA e nem do LICENCIAMENTO ANUAL que estejam a vencer. Ou seja, mesmo que haja a incidência de débitos vincendo de IPVA e Licenciamento anual referentes ao ano vigente, o veículo poderá ter sua propriedade alterada ou ser transferidos para outra Unidade Federativa sem impedimentos.
Ademais, todos os demais débitos relativos ao veículo (como multas taxas referentes à serviços realizados no DETRAN/DF, etc.), vencidos e vincendos, devem ser quitados (atr. 124,inciso VIII e art. 128 do CTB), exceto multas de veículos das quais ainda não tenham sido encerrada a instância administrativa de julgamento de infrações e penalidades. é dispensada, também a cobrança de multas em notificação de autuação (NA).
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Se proprietário: original e cópia (simples) do documento de identificação pessoal oficial, com foto recente e em bom estado de conservação, e Cadastro de Pessoa Física – CPF.
• SE REPRESENTATE LEGAL**: cópia autenticada ou comum do documento de identificação pessoal oficial, acompanhada do original, em bom estado de conservação, com foto atualizada; Cadastro de pessoa Física – CPF; e documentos que comprovem a representação legal (Ex.: Procuração, Contrato Social, Estatuto ou Ata de Assembleia que nomeia os seus representantes, Requerimento Empresário Individual, Termo de Curatela, Termo de Tutela, Autorização Judicial, Escritura Pública Formal de Partilha e outros.) Em casos de Pessoa Jurídica, acrescentar Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica -CNPJ.
• Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) íntegro, em branco e sem emendas (quando não houver troca de proprietário)ou Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – Atpv-e ou Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) devidamente preenchido, sem emendas, ressalvas ou rasuras, assinadas por ambas as partes, comprador e vendedor, com reconhecimento de firma por autenticidade (quando houver troca de proprietário).
• Caso o veículo possua financiamento ativo no Sistema Nacional de Gravame – SNG esse deve estar cadastrado no Distrito Federal e se faz necessário uma cópia do contrato financeiro no momento da transferência, seja com ou sem mudança de propriedade (CDC, arrendamento mercantil, consórcio, reserva de domínio, outros).
• Certidão Negativa de Débitos – CND do INSS, quando o vendedor for Pessoa Jurídica (com exceção de comerciantes de veículos) e o valor do veículo ultrapasse o valor de R$77.500,38, conforme estipulado na Portaria do Ministério da Fazenda MPS/MF n.º 26 de 10/01/2023.
7) Vou pagar pelo serviço?
Sim. Os valores podem ser consultados na tabela de preços públicos do Detran/DF.
– Transferência
– Propriedade de veículos.
– Vistoria dados da BIN.
– Vistoria Veicular – ECVs*.
* Taxa paga diretamente à Empresa de Vistoria Credenciada ao Detran-ECV.
Obs: Caso seja necessário trocar a placa do veículo, será realizado também o serviço de conversão de placa veicular (NOVA PIV)
8) Qual o prazo?
A transferência ocorre imediatamente após a finalização do processo.
O CRV/CRLV (CRLV-e) será disponibilizado em meio digital logo após a efetivação do serviço desde que não haja pendências.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente, após a realização da vistoria em empresa credenciada e, somente mediante agendamento prévio, em uma das Unidades do Na Hora.
Ou ainda, após a realização da vistoria em empresa credenciada, sem necessidade de agendamento, a documentação deverá ser entregue em uma das Unidades de Atendimento do Detran/DF, de segunda à sexta, 7h às 18h, para posterior efetivação.
Digitalmente pelo aplicativo do Detran-DF – opção liberada após a realização do login de acesso.
Obs.: Se o veículo tiver sido arrematado por leilão, a transferência de propriedade NÃO
será realizada nas Unidades do Na Hora, pois esse serviço é prestado, exclusivamente,
nas Agências do Detran/DF.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setro Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Portal de serviços Detran Digital:
https://portal.detran.df.gov.br/ Opção: agendamento.
• App Detran Digital.
4) Quem pode solicitar?
Somente o proprietário ou representante.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
O Decreto n.º 44.168, revogou o inciso V do art. 16 do Decreto n.º 34.024/2012, portanto, para os casos de transferência de propriedade (dentro do Distrito Federal ou daqui para outro Estado) não é mais obrigatório a quitação de IPVA e nem do LICENCIAMENTO ANUAL que estejam a vencer. Ou seja, mesmo que haja a incidência de débitos vincendo de IPVA e Licenciamento anual referentes ao ano vigente, o veículo poderá ter sua propriedade alterada ou ser transferidos para outra Unidade Federativa sem impedimentos.
Ademais, todos os demais débitos relativos ao veículo (como multas taxas referentes à serviços realizados no DETRAN/DF, etc.), vencidos e vincendos, devem ser quitados (atr. 124,inciso VIII e art. 128 do CTB), exceto multas de veículos das quais ainda não tenham sido encerrada a instância administrativa de julgamento de infrações e penalidades. é dispensada, também a cobrança de multas em notificação de autuação (NA).
Quando o veículo for de outro Estado e for transferidos para o Distrito Federal, via de regra, deve estar devidamente licenciado e com todos os débitos vencidos quitados no estado de origem. (art. 124, inciso VIII e art. 128 do CTB). Porém, cabe ao proprietário confirmar a regra junto Estado de origem.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Se proprietário: original e cópia (simples) do documento de identificação pessoal oficial, com foto recente e em bom estado de conservação, e Cadastro de Pessoa Física – CPF.
• SE REPRESENTATE LEGAL**: cópia autenticada ou comum do documento de identificação pessoal oficial, acompanhada do original, em bom estado de conservação, com foto atualizada; Cadastro de pessoa Física – CPF; e documentos que comprovem a representação legal (Ex.: Procuração, Contrato Social, Estatuto ou Ata de Assembleia que nomeia os seus representantes, Requerimento Empresário Individual, Termo de Curatela, Termo de Tutela, Autorização Judicial, Escritura Pública Formal de Partilha e outros.) Em casos de Pessoa Jurídica, acrescentar Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica -CNPJ.
• Vistoria Veicular (dentro do prazo de validade)
• Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) íntegro, em branco e sem emendas (quando não houver troca de proprietário)ou Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – Atpv-e ou Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) devidamente preenchido, sem emendas, ressalvas ou rasuras, assinadas por ambas as partes, comprador e vendedor, com reconhecimento de firma por autenticidade (quando houver troca de proprietário).
• Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV-e válido, no caso de tratar-se de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo – Atpv-e.
• Caso o veículo possua financiamento ativo no Sistema Nacional de Gravame – SNG esse deve estar cadastrado no Distrito Federal e se faz necessário uma cópia do contrato financeiro no momento da transferência, seja com ou sem mudança de propriedade (CDC, arrendamento mercantil, consórcio, reserva de domínio, outros).
• Certidão Negativa de Débitos – CND do INSS, quando o vendedor for Pessoa Jurídica (com exceção de comerciantes de veículos) e o valor do veículo ultrapasse o valor de R$77.500,38, conforme estipulado na Portaria do Ministério da Fazenda MPS/MF n.º 26 de 10/01/2023.
• Se houver mudança de categoria simultânea ao processo de transferência de UF, deverá ser apresentada documentação específica.
OBSERVAÇÃO:
*Documentos registrados com firma reconhecida, procurações, escrituras públicas, entre outros, feitos em cartório de outra Unidade Federativa, deverão, obrigatoriamente, serem abonados (reconhecimento da assinatura do tabelião do cartório de origem) em um cartório do Distrito Federal, não sendo aceitos abono do abono.
** Caso haja mudança de proprietário, ficar atento à data do primeiro reconhecimento de firma no CRV a fim de evitar a aplicação de multa nos moldes do art. 233 do CTB (30 dias corridos, contados do primeiro reconhecimento de firma, seja do vendedor ou comprador).
7) Vou pagar pelo serviço?
Sim. Os valores podem ser consultados na tabela de preços públicos do Detran/DF.
– Registro e Alteração no cadastro base de dados;
– Vistoria dados da BIN.
– Vistoria Veicular – ECVs*.
* Taxa paga diretamente à Empresa de Vistoria Credenciada ao Detran-ECV.
8) Qual o prazo?
A transferência ocorre imediatamente após a finalização do processo.
O CRV/CRLV (CRLV-e) será disponibilizado em meio digital logo após a efetivação do serviço desde que não haja pendências.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente, após a realização da vistoria em empresa credenciada e, somente mediante agendamento prévio, em uma das Unidades do Na Hora.
Ou ainda, após a realização da vistoria em empresa credenciada, sem necessidade de agendamento, a documentação deverá ser entregue em uma das Unidades de Atendimento do Detran/DF, de segunda à sexta, 7h às 18h, para posterior efetivação.
Digitalmente pelo aplicativo do Detran-DF – opção liberada após a realização do login de acesso.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setro Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Portal de serviços Detran Digital:
https://portal.detran.df.gov.br/ Opção: agendamento.
• App Detran Digital.
4) Quem pode solicitar?
Somente o proprietário ou representante.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
O Veículo de estar com todos os débitos vencidos e vincendos (art.124, inciso VIII e art. 128 do CTB) dispensada a cobrança de multas em notificações de autuação (NA).
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Se proprietário: original e cópia (simples) do documento de identificação pessoal oficial, com foto recente e em bom estado de conservação, e Cadastro de Pessoa Física – CPF.
• SE REPRESENTATE LEGAL: cópia autenticada ou comum do documento de identificação pessoal oficial, acompanhada do original, em bom estado de conservação, com foto atualizada; Cadastro de pessoa Física – CPF; e documentos que comprovem a representação legal (Ex.: Procuração, Contrato Social, Estatuto ou Ata de Assembleia que nomeia os seus representantes, Requerimento Empresário Individual, Termo de Curatela, Termo de Tutela, Autorização Judicial, Escritura Pública Formal de Partilha e outros.) Em casos de Pessoa Jurídica, acrescentar Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica -CNPJ.
• Registro no Sistema Financeiro no Sistema Nacional de Gravame – SNG em nome do proprietário.
• Vistoria Veicular (dentro do prazo de validade)
• Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) íntegro, em branco e sem emendas (quando não houver troca de proprietário)ou Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – Atpv-e ou Certificado de Registro do Veículo – CRV (DUT) devidamente preenchido, sem emendas, ressalvas ou rasuras, assinadas por ambas as partes, comprador e vendedor, com reconhecimento de firma por autenticidade (quando houver troca de proprietário).
• Crlv-e válido, nocaso de tratar-se de ATPV-e.
7) Vou pagar pelo serviço?
Sim. Os valores podem ser consultados na tabela de preços públicos do Detran/DF.
– Inclusão de gravame financeiro;
– Vistoria dados da BIN;
– Vistoria Veicular – ECVs*.
* Taxa paga diretamente à Empresa de Vistoria Credenciada ao Detran-ECV.
8) Qual o prazo?
A inclusão do gravame ocorre imediatamente após a finalização do processo.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Digitalmente, por meio do Portal de Serviços do Detran/DF (https://portal.detran.df.gov.br/) – opção liberada após a realização do login de acesso.
• Presencialmente, sem prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
O agendamento pode ser realizado das seguintes maneiras:
• Portal de serviços Detran Digital:
https://portal.detran.df.gov.br/ Opção: agendamento.
• App Detran Digital.
4) Quem pode solicitar?
Somente o proprietário ou representante legal.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Não existem pré-requisitos para este serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Se proprietário – Original e cópia do documento de identificação.
Se representante legal – Original e cópia do instrumento de representação (Exemplo: Procurador munido da procuração) e do documento de identificação.
7) Vou pagar pelo serviço?
Não. Este serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
Prazo para finalizar o serviço: imediato.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente em uma das Unidades do Na Hora, sem agendamento, ou nos postos de atendimento do Detran/DF, podendo ou não ser agendado.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às • 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
Não se aplica para as Unidades do Na Hora. N o entanto, o agendamento está disponível para os postos de atendimento do Detran/DF podendo ser realizado das seguintes maneiras:
• Portal de serviços Detran Digital:
https://portal.detran.df.gov.br/ Opção: agendamento.
• App Detran Digital.
4) Quem pode solicitar?
Qualquer Cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
O comunicado de venda não será efetivado se for identificada rasura, emenda, ressalva ou outro vício que impeça o comprador de realizar a transferência com o CRV ou ATPV-e original.
Não pode haver financiamento ativo em nome do vendedor ou de terceiros, somente em nome do comprador.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Cópia autenticada do CRV ou ATPVe, com assinaturas e firmas reconhecidas por autenticidade do comprador e vendedor.
7) Vou pagar pelo serviço?
Não. Este serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
Prazo para finalizar o serviço: imediato, após conferência dos documentos pelo setor responsável.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Digitalmente, por meio do Portal de Serviços do Detran/DF (https://portal.detran.df.gov.br/) – opção liberada após a realização do login de acesso.
• Presencialmente, sem prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setro Central EQ 55/56, AE Leste, Gama.
Telefone: 2244-1156
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, com emissão de senhas realizada até às 18h30min. Aos sábados das 7h30min às 13h, com emissão de senhas realizada até às 12h30min.
3) Como realizar o agendamento?
Não se aplica;
4) Quem pode solicitar?
Proprietário ou Procurador.
Obs.: Limite de Atendimentos por agendamento:
O número de emissões de CRLV-e realizados por agendamento é limitado a 3 (três documentos), tendo em vista o intervalo programado para o atendimento.
Atendimento a Despachantes Credenciados:
O atendimento aos Despachantes Documentalistas junto ao Detran/DF é feito exclusivamente nos Núcleos de Atendimento às Entidades Públicas Credenciadas – NUATE/CGATE/DETRAN.
Emissão de CRLV-E – Grande Vulto:
Solicitação de emissão de grande vulto de CRLV-e de pessoa jurídica deve ser requerida via protocolo do Detran/DF, presencialmente e sem agendamento prévio, direcionada à Coordenação-geral de Atendimento ao Usuário- CGATE/DETRAN-DF para posterior agendamento da entrega em uma das unidades do Detran/DF.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
É necessário estar com todos os débitos vinculados ao veículo, relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vencidas, quitados e não pode ter restrições administrativas ou judiciais que impeçam a circulação do veículo.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Proprietário –
Pessoa física: apresentar documento de identificação (original e cópia).
Obs.: se apresentar CNH digital, não necessita de cópia.
Pessoa jurídica: apresentar Contrato Social e documento de identificação do
procurador (originais e cópia).
Obs¹: Se for Contrato Social eletrônico aceita-se apenas a via impressa.
Obs²: Se houver Procuração Particular de Pessoa Jurídica, também se exige a
apresentação do Contrato Social.
• Se procurador: apresentar procuração e documento de identificação do procurador
(originais e cópia).
Obs¹: Se houver substabelecimento, deve apresentar toda a cadeia.
Obs²: Se for de outro estado, deve conter o ABONO em Cartório do DF.
Obs.³: Se for Procuração Particular, deve conter a indicação do local onde foi passada, a qualificação das partes, a data e os poderes específicos designados. Ainda, reconhecimento de firma do outorgante POR AUTENTICIDADE. Seguida da Obs².
• Em caso de inventário:
Judicial: Formal de partilha (petição, descrição dos bens e sentença) e documento de identificação.
Extrajudicial: Escritura Pública de Inventário e documento de identificação
(originais e cópias).
• Na ausência dos genitores – apresentar Termo de Tutela;
• Incapacidade Civil:
Absoluta: Deverá ser assinado por seus representantes (pai e mãe). Apresentar documento de identificação do menor e dos responsáveis (originais e cópias).
Obs.: Em caso de deficiência/restrição: apresentar documentos que comprovem a incapacidade ou cartão de identificação da pessoa com deficiência ou transtorno do aspecto
autista, caso se aplique.
Relativa por causa transitória ou permanente: Deverá ser assinado por seus responsáveis/tutor/curador. Apresentar Laudo Médico e documentos que comprovem a incapacidade e certidão de Nascimento e/ou RG do incapaz (caso não possua o cartão de identificação da pessoa com deficiência ou do transtorno do espectro autista) e documento oficial de identificação pessoal dos responsáveis, e termo de tutela ou curatela, se aplicável.
• Em caso de tutela ou curatela: o representante deve apresentar o respectivo termo e documento de identificação (originais e cópias).
• Em caso de alvarás: apresentar a ordem judicial pertinente e documento de
identificação (originais e cópias).
7) Vou pagar pelo serviço?
Não. Este serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
Prazo para finalizar o serviço: imediato.
9) Como faço para retirar?
Retirada imediata no momento do atendimento.
10) Onde posso retirar?
Retirada imediata no momento do atendimento.
11) Quem pode retirar?
Proprietário ou representante legal.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
Presencialmente, sem prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora ou em qualquer das unidades de atendimento ao público DETRAN/DF.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Gama
Endereço provisório: Estádio Walmir Campelo Bezerra – Bezerrão, situado no St. Central – GAMA.
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama – atendimento presencial suspenso para obra de revitalização e modernização, conforme Portaria n.° 617 de 01 de julho de 2022.
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?
Não se aplica.
4) Quem pode solicitar?
Somente o condutor.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Caso a coleta biométrica seja para o serviço de transferência de prontuário de unidade da federação, o usuário deverá se dirigir apenas às unidades do DETRAN/DF. Assim, o serviço não será realizado nos postos do Na Hora.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Documento de identificação original em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço.
7) Vou pagar pelo serviço?
Conforme tabela de preços públicos do Detran/DF: Serviços de Biometria, digitalização e de imagem.
8) Qual o prazo?
Prazo para finalizar o serviço: imediato.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Digitalmente, por meio do Portal de Serviços do Detran/DF (https://portal.detran.df.gov.br/) – opção liberada após a realização do login de acesso.
• Presencialmente, sem prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora, ou nas unidades de atendimento ao público do Detran/DF.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas
realizada até às 18h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas
realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?
Não se aplica.
4) Quem pode solicitar?
Somente o condutor.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
A Carteira Nacional de Habilitação – CNH definitiva será conferida ao condutor no término de um ano, desde que não tenha cometido:
• Nenhuma infração de natureza gravíssima; ou
• Nenhuma infração de natureza grave; ou
• Reincidência em infração de natureza média.
A incapacidade de atendimento aos requisitos obrigará o candidato a reiniciar todo o processo de obtenção da CNH.
Para solicitação da Carteira Nacional de Habilitação definitiva, a Permissão para Dirigir deve estar vencida.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Apresentar o documento de identificação e cópia no atendimento para obter o borderô do serviço.
Obs.: Com correção de dados: abertura apenas pelas unidades do Detran/DF.
7) Vou pagar pelo serviço?
Sim, conforme tabela de preços públicos do Detran/DF: Serviços de Biometria, digitalização e de imagem:
• Impressão do documento (físico) – ACC, CNH, ou PD;
• ACC ou CNH – Solicitação da CNH definitiva.
8) Qual o prazo?
O prazo para emissão/entrega da CNH definitiva impressa é de 40 (quarenta) dias, a contar da confirmação do pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran/DF.
Assim que a emissão da CNH for autorizada junto a Base Nacional de Condutores, a SENATRAN encaminhará um e-mail ao condutor com as orientações para gerar a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e em seguida será possível acessar a CNH também no app Detran Digital.
9) Como faço para retirar?
A CNH será enviada, EXCLUSIVAMENTE, via correios, para o endereço cadastrado junto ao Detran-DF.
Depois de três tentativas frustradas de entrega do documento, este será devolvido pelos Correios e ficará à disposição do condutor na unidade de atendimento mais próximo ao endereço cadastrado no Detran-DF.
10) Onde posso retirar?
A CNH será enviada, EXCLUSIVAMENTE, via correios, para o endereço cadastrado junto ao Detran-DF.
Depois de três tentativas frustradas de entrega do documento, este será devolvido pelos Correios e ficará à disposição do condutor na unidade de atendimento mais próximo ao endereço cadastrado no Detran-DF.
11) Quem pode retirar?
A CNH será enviada, EXCLUSIVAMENTE, via correios, para o endereço cadastrado junto ao Detran-DF.
Depois de três tentativas frustradas de entrega do documento, este será devolvido pelos Correios e ficará à disposição do condutor na unidade de atendimento mais próximo ao endereço cadastrado no Detran-DF.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Digitalmente, por meio do Portal de Serviços do Detran/DF (https://portal.detran.df.gov.br/) – opção liberada após a realização do login de acesso.
• Presencialmente, sem prévio agendamento, em uma das Unidades do Na Hora, ou nas unidades de atendimento ao público do Detran/DF.
2) Em qual Unidade posso realizar o atendimento?
• Na Hora Ceilândia
Endereço: Shopping Popular de Ceilândia, Piso Superior, na QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul.
Telefone: 2244-1164.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas
realizada até às 18h30min.
• Na Hora Gama
Endereço: Gama Shopping no Setor Central EQ 55/56, AE Leste, Gama
Telefone: 2244-1156.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas
realizada até às 18h30min.
• Na Hora Riacho Fundo
Endereço: Shopping Riacho Mall, 2° andar, QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I.
Telefone: 2244-1143.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Telefone: 2244-1146.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Sobradinho
Endereço: Quadra 6, Área Especial 8, Sobradinho.
Telefone: 2244-1170.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
• Na Hora Taguatinga
Endereço: QS 03, Lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul, Águas Claras.
Telefone: 2244-1158.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?
Não se aplica.
4) Quem pode solicitar?
Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
Não há pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Apresentar o documento de identificação, dados da placa ou código renavam do veículo.
7) Vou pagar pelo serviço?
Não.
8) Qual o prazo?
O prazo para finalizar o serviço: imediato.
9) Como faço para retirar?
Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
Não se aplica.
Responsável pelas informações: Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF.
NaHora
ENDEREÇO