A Polícia Rodoviária Federal — PRF é uma instituição policial ostensiva federal brasileira, subordinada ao Ministério da Segurança Pública, cuja principal função é garantir a segurança com cidadania nas rodovias federais e em áreas de interesse da União.
Serviços disponibilizados:
1. Cópia e retificação de boletim de acidentes de trânsito;
2. Defesa de autuação;
3. Desvinculação de multas (leilão);
4. Formulário de pedido de advertência por escrito;
5. Identificação de condutor/infrator;
6. Impressão de boletos;
7. Nada consta para trabalho;
8. Recurso de multa
9. Requerimento para baixa de infração;
10. Requerimento para restituição de valores;
11. Recebimento de termo de concordância e veracidade.
Obs: Todos os serviços são realizados por meio de requerimento inicial, o qual será parte de abertura de um processo para análise da PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão ou representante legal.
• Quando se tratar de um requerimento de ofício, poderá ser feito de forma simplificada, por meio de envio de correio eletrônico, institucional, ao gestor regional.
• São interessados para interpor requerimento e solicitar cópias de registros de ocorrências:
a) pessoas físicas ou jurídicas, com a devida comprovação legal, envolvidas diretamente na ocorrência;
b) aqueles que tenham direitos ou interesses que podem ser afetados pela decisão a ser adotada (familiar em primeiro grau, cônjuge, proprietário do veículo, proprietário de imóvel lindeiro danificado, concessionária que administra rodovias, entre outros);
c) representantes de seguradoras, desde que apresentem apólice do segurado de um dos envolvidos no acidente de trânsito, devidamente identificados com contrato de prestação de serviços e documento de representação que o vincule ao sinistro referente ao registro em questão;
d) demais pessoas e entes autorizados em lei ou com autorização judicial.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
Para procedimento de solicitação de retificação de Boletim de Acidente
• O interessado deverá protocolar o seu requerimento em qualquer unidade da PRF, preferencialmente por meio do F.ACD.06 – Formulário de Requerimentos, que deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:
a) nome e número do documento de identificação do interessado e/ou de quem o represente;
b) endereço de correio eletrônico (que será o canal oficial de comunicação entre a PRF e o requerente);
c) número do telefone;
d) formulação do pedido e exposição dos fatos e fundamentos;
e) data e assinatura do requerente.
O requerente deverá apresentar, no original ou cópia autenticada, os seguintes documentos: documento de identidade; documento do veículo (quando pertinente); e documento que comprove o parentesco, quando for o caso (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, entre outros).
O requerimento elaborado por procurador deverá vir acompanhado de procuração assinada.
O requerente pode apresentar documentos que sejam relevantes para comprovação dos fatos, como: comprovante de atendimento hospitalar;
comprovante de atendimento de Concessionárias, atestado médico ou declaração emitida pelo SAMU ou pelos Bombeiros; certidão de óbito ou laudo emitido pelo IML; fotos do acidente; notas fiscais, entre outros.
f) Cópia do boletim de acidente
– Solicitação de cópia de Boletim de acidente
• O usuário pode retirar diretamente no site da PRF, sendo necessário o número do CPF de um dos envolvidos no acidente e número do boletim de acidente. Caso não tenha o número do protocolo do acidente ou não consiga ter acesso ao boletim pelo site, o usuário deverá seguir os seguintes passos:
• O interessado deverá protocolar o seu requerimento em qualquer unidade da PRF, preferencialmente por meio do F.ACD.06 – Formulário de Requerimentos, que deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:
a) nome e número do documento de identificação do interessado e/ou de quem o represente;
b) endereço de correio eletrônico (que será o canal oficial de comunicação entre a PRF e o requerente);
c) número do telefone;
d) formulação do pedido e exposição dos fatos e fundamentos;
e) data e assinatura do requerente.
O requerente deverá apresentar, no original ou cópia autenticada, os seguintes
documentos: documento de identidade; documento do veículo (quando pertinente); e documento que comprove o parentesco, quando for o caso (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, entre outros). O requerimento elaborado por procurador deverá vir acompanhado de procuração assinada.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• O usuário pode pedir a qualquer momento. Quando for solicitado os prazos da instituição serão:
Atividade | Responsável | Prazo (Dias) |
---|---|---|
Encaminhar processo ao gestor regional | Delegacia | 3 (úteis) |
Encaminhar processo à Delegacia | Gestor regional | 5 (úteis) |
Encaminhar processo ao PRF responsável (mesma unidade) | Delegacia | 3 (úteis) |
Encaminhar processo para outra unidade | Delegacia | 3 (úteis) |
Retificar ou fundamentar a sua não realização | PRF | 5 (corridos) |
Apreciar razões para o requerimento não ser acolhido em sua totalidade | Chefe da Delegacia | 3 (úteis) |
9) Como faço para retirar?
• Após a solicitação de retificação do Boletim de acidente e o procedimento analisado pela instituição, o usuário receberá um ofício por e-mail cadastrado o qual informará o deferimento ou indeferimento do pedido. Caso positivo o boletim retificado já irá anexado no e-mail. O Usuário também pode ter acesso ao boletim diretamente no site da PRF utilizando o CPF dos envolvidos no acidente com o número do boletim.
10) Onde posso retirar?
• Boletim de acidente pode ser retirado pela página da PRF pela aba Acidente de trânsito – Boletim de acidente. O usuário precisará do número do CPF e do número do boletim de acidente.
11) Quem pode retirar?
• O proprietário, representante legal ou qualquer envolvido do acidente.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Requerimento devidamente preenchido
• CNH do Requerente
• CRLV do veículo
• Notificação de autuação
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Vai depender da demanda interna. Após a apreciação da defesa o requerente receberá a resposta por ofício que será enviado pelos correios. (Se deferido) Caso seja indeferido, o usuário receberá a notificação de penalidade já com o indeferimento.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• O leiloeiro oficial, o arrematante do veículo, a pessoa física ou jurídica para quem os débitos serão vinculados e o beneficiário da destinação (no caso de pena de perdimento).
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Qualquer cidadão que possua os requisitos do item seguinte.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Documento de identificação do requerente;
• Documento que comprove a realização do leilão e o arremate do veículo ou
comprovante da aplicação da pena de perdimento;
• Documento que comprove a representação (quando for o caso);
• Procuração e documento de identificação do procurador (quando for o caso).
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Não se aplica
9) Como faço para retirar?
• O usuário pode retirar o requerimento no site da PRF ou ir direto do Na Hora e solicitar no balcão.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão ou representante legal.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Qualquer cidadão que possua os requisitos do item seguinte.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Requerimento devidamente preenchido
• CNH do Requerente ou do representante legal ou envolvidos.
• CNH do condutor infrator (caso de processo de identificação do condutor da infração)
• CRLV do veículo
• Auto de infração (caso processo seja referente a autuação)
• Boletim de acidente (caso processo seja referente a acidente)
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Até o vencimento da NA (Notificação da autuação).
9) Como faço para retirar?
• O usuário pode retirar o requerimento no site da PRF ou ir direto do Na Hora e solicitar no balcão.
10) Onde posso retirar?
• O usuário pode retirar o requerimento no site da PRF ou ir direto do Na Hora e solicitar no balcão.
11) Quem pode retirar?
• Qualquer pessoa pode retirar, observando que o responsável pelo preenchimento será o condutor infrator e o proprietário do veículo.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, mediante prévio agendamento, para a Unidade do Na Hora Rodoviária.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão ou representante legal
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Preenchimento do requerimento
• CNH do proprietário do veículo
• CNH do condutor infrator
• Auto de infração
• CRLV
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Prazo conforme previsto na notificação de autuação.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
O usuário tem acesso ao boletim diretamente no site, desde que tenha o número do protocolo do acidente e o CPF de qualquer dos envolvidos no acidente.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Prazo para a conclusão do serviço: imediato.
9) Como faço para retirar?
• Acessar ao site da PRF ou diretamente no balcão do Na Hora ou em qualquer unidade operacional da PRF.
10) Onde posso retirar?
• Acessar ao site da PRF ou diretamente no balcão do Na Hora ou em qualquer unidade operacional da PRF.
11) Quem pode retirar?
• Qualquer pessoa pode acessar ao site, contendo em mãos as informações solicitadas, tais como: placa e número do renavan.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado ou digitalmente pelo site: https://www.gov.br/prf/pt-br
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Documento de habilitação a ser consultado.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• 5 dias uteis.
9) Como faço para retirar?
• Chega no e-mail cadastro no momento da solicitação.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Requerimento devidamente preenchido.
• CNH do proprietário do veículo ou do representante legal.
• Auto de infração
• CRLV
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Até o vencimento da notificação da penalidade.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão ou representante legal.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Guia de pagamento e requerimento (encontra-se no site da PRF ou no balcão da Unidade do Na Hora) solicitando a baixa.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• Entre 24 horas à 7 dias úteis. Exceto borderô emitidos pelo site do DETRAN, pois o mesmo fica responsável pela arrecadação e atualização do sistema RENAINF e possível regularização em caso de identificação de problemas.
9) Como faço para retirar?
• No site da PRF ou no balcão do Na Hora.
10) Onde posso retirar?
• No site da PRF ou no balcão do Na Hora.
11) Quem pode retirar?
• O proprietário do veículo ou o condutor ou representante legal.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Qualquer cidadão que possua os requisitos do item seguinte.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Requerimento preenchido
• Documento de identificação do interessado.
• Auto de infração pago
• Comprovantes de pagamentos.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Gratuito.
8) Qual o prazo?
• Entre 30 e 90 dias, será restituído na conta indicada no requerimento.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• Não se aplica.
11) Quem pode retirar?
• Não se aplica.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
1) Como posso realizar o serviço?
• Presencialmente, sem prévio agendamento, na Unidade do Na Hora Rodoviária ou por meio de agendamento, garantindo o atendimento na data e horário marcado.
2) Para qual Unidade posso realizar o agendamento?
• Na Hora Rodoviária
Endereço: Plataforma Inferior da Rodoviária de Brasília, Zona Cívico-Administrativa, Brasília.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Emissão de senhas realizada até às 18h30min.
3) Como realizar o agendamento?,
• O agendamento pode ser realizado no link: https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/
4) Quem pode solicitar?
• Qualquer cidadão.
5) Estou em condições de solicitar o serviço?
• Não existem pré-requisitos para a realização desse serviço.
6) Quais documentos são solicitados no momento do atendimento?
• Cópia da CNH ou RG.
7) Vou pagar pelo serviço?
• Não, o serviço é gratuito.
8) Qual o prazo?
• 5 dias corridos.
9) Como faço para retirar?
• Não se aplica.
10) Onde posso retirar?
• A resposta será enviada para o e-mail que foi preenchido no requerimento.
11) Quem pode retirar?
• A resposta será enviada para o e-mail que foi preenchido no requerimento.
Responsável pelas informações: Polícia Rodoviária Federal – PRF.
NaHora
ENDEREÇO